Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Com uma câmera na mão, professores se conectam a mais alunos e levam conhecimento por meio de videoaulas

Professor Ivys Urquiza segura uma plaquinha em que está escrito “esquenta”

Com uma câmera na mão, professores se conectam a mais alunos e levam conhecimento por meio de videoaulas.
Aprender é sempre um desafio. Por isso, precisamos encontrar maneiras de facilitar o entendimento, buscando formas mais dinâmicas de assimilar os conteúdos. É aí que surgem os professores youtubers, que usam videoaulas para levar conhecimento a quem está do outro lado da tela, seja do computador, seja do celular.
No YouTube, podemos encontrar diversos canais educativos, cada um focado em um tema específico, mas todos com o mesmo intuito: ensinar. Quando surge um problema matemático ou uma dúvida sobre o uso de uma palavra, lá estão eles, os professores conectados.
Um desses casos de sucesso é o do pernambucano Ivys Urquiza. O professor, que vai completar 25 anos lecionando, é responsável pelo canal “Física Total”, que surgiu em 2013. Ele sempre esteve atento às necessidades dos alunos e ao surgimento de novas tecnologias, então criou um blog para esclarecer questões relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi a demanda dos estudantes que fez surgir a ideia de passar o conteúdo para o formato de vídeo.
“Decidi gravar um vídeo, com uma câmera simples, resolvendo questões de uma revisão. Liberei internamente para alguns alunos. A maioria das críticas, que considero positivas, eram a respeito da iluminação e som. Busquei melhorar os problemas técnicos e comecei a treinar melhor minha comunicação. No dia 20 de março de 2013, foi lançado oficialmente o canal Física Total”, conta Urquiza, com alegria ao se lembrar.
Já quando se trata da língua portuguesa, a professora Eliane Vieira aparece com seu canal “Aulas de Português” para esclarecer dúvidas de gramática, interpretação de texto e comentar questões de concursos públicos. Com uma linguagem simples, Eliane explica que a ideia do canal surgiu em 2009, quando criou um blog para publicar artigos sobre a matéria. Assim como Urquiza, ela viu um pedido aparecer: videoaulas explicando o conteúdo.
“A tecnologia é uma ferramenta essencial para levar educação de qualidade a qualquer pessoa que tenha acesso a internet. Por meio de vídeos, jogos e podcasts (áudios), por exemplo, pode-se ensinar de forma mais simples e leve conteúdos complexos e muitas vezes considerados chatos pela maioria dos estudantes”, diz a professora.
Para dar uma força na volta às aulas, selecionamos canais de professores que buscam auxiliar no aprendizado utilizando a tecnologia. Conheça:
Física Total – Profº Ivys Urquiza

Se liga nessa história – Profº Walter Solla

Vá ler um livro – Professores Tatiany Leite e Augusto Assis

Aulas de Português com a Professora Eliane Vieira

Química em Ação – Professor Paulo Valim

Matemática Rio – com Professor Rafael Procopio

Confira canais do YouTube que esclarecem dúvidas sobre aquela matéria difícil de entender
Confira canais do YouTube que esclarecem dúvidas sobre aquela matéria difícil de entender