A três meses da celebração do V Congresso Internacional EducaRede, em Madri, o debate em torno da inovação na escola se intensifica na Internet.

O Congresso Internacional EducaRede promove debates sobre a relação entre educação e tecnologia
A três meses da celebração do V Congresso Internacional EducaRede, da Fundacão Telefônica, em Madri, o debate em torno da inovação na escola se intensifica na Internet. O evento está em canais como Facebook e Twitter e a própria homepage do Congresso permite um intercâmbio cada vez maior de experiências entre as mais de 2.300 pessoas de 30 países que já se inscreveram, tanto para a edição virtual quanto presencial. O Brasil já havia postado 34 experiências até o início de agosto.

No começo de agosto, o perfil oficial do Congresso no Facebook se aproximava dos 400 fãs, enquanto que a conta do Twitter superava os 160 seguidores. No Brasil, as mensagens estão sendo redirecionadas para o Twitter do EducaRede, com mais de 1.450 seguidores.

O Brasil, que é o país convidado do evento neste ano, já confirmou as presenças de quatro conferencistas: os educadores Roseli de Deus, da Universidade de São Paulo; Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia; Rogério da Costa, do Laboratório de Inteligência Coletiva da Pontifícia Universidade Católica –SP, e  Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC – SP, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

O país vai levar a experiência da área pública com as TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, como o Portal do Professor, o Núcleo de Tecnologia Educacional e os Laboratórios Móveis (Classmates), a fim de mostrar como está o uso da internet na escola pública.

Sobre o V Congresso Internacional EducaRede

Com o tema “Inovação na Escola”, o V Congresso Internacional EducaRede será promovido de forma presencial de 26 a 28 de novembro, na Espanha. Pela primeira vez, contará com uma versão on-line, que prevê a realização de fóruns de debates a partir de setembro para educadores, pais e alunos, com a finalidade de antecipar as discussões do evento presencial. As inscrições para o evento virtual estão abertas desde já e são gratuitas, podendo ser feitas através do próprio portal (www.educarede.org.br).

O Congresso ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das tecnologias. Entre os objetivos para este ano, estão apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola e debater as possibilidades que a utilização pedagógica das tecnologias oferece no curto e no longo prazo.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Serviço:

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009

Centro de Convenções Norte – Madri – Espanha

Inscrições:

50 € até 31 de outubro de 2009.

75 € desde 1 de novembro até 25 de novembro de 2009.

Sobre o EducaRede

O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica em sete países. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da tecnologia no cotidiano da escola e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

Congresso Internacional EducaRede intensifica debate na Internet sobre inovação na escola