Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A três meses da celebração do V Congresso Internacional EducaRede, em Madri, o debate em torno da inovação na escola se intensifica na Internet.

O Congresso Internacional EducaRede promove debates sobre a relação entre educação e tecnologia
A três meses da celebração do V Congresso Internacional EducaRede, da Fundacão Telefônica, em Madri, o debate em torno da inovação na escola se intensifica na Internet. O evento está em canais como Facebook e Twitter e a própria homepage do Congresso permite um intercâmbio cada vez maior de experiências entre as mais de 2.300 pessoas de 30 países que já se inscreveram, tanto para a edição virtual quanto presencial. O Brasil já havia postado 34 experiências até o início de agosto.

No começo de agosto, o perfil oficial do Congresso no Facebook se aproximava dos 400 fãs, enquanto que a conta do Twitter superava os 160 seguidores. No Brasil, as mensagens estão sendo redirecionadas para o Twitter do EducaRede, com mais de 1.450 seguidores.

O Brasil, que é o país convidado do evento neste ano, já confirmou as presenças de quatro conferencistas: os educadores Roseli de Deus, da Universidade de São Paulo; Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia; Rogério da Costa, do Laboratório de Inteligência Coletiva da Pontifícia Universidade Católica –SP, e  Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC – SP, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

O país vai levar a experiência da área pública com as TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, como o Portal do Professor, o Núcleo de Tecnologia Educacional e os Laboratórios Móveis (Classmates), a fim de mostrar como está o uso da internet na escola pública.

Sobre o V Congresso Internacional EducaRede

Com o tema “Inovação na Escola”, o V Congresso Internacional EducaRede será promovido de forma presencial de 26 a 28 de novembro, na Espanha. Pela primeira vez, contará com uma versão on-line, que prevê a realização de fóruns de debates a partir de setembro para educadores, pais e alunos, com a finalidade de antecipar as discussões do evento presencial. As inscrições para o evento virtual estão abertas desde já e são gratuitas, podendo ser feitas através do próprio portal (www.educarede.org.br).

O Congresso ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das tecnologias. Entre os objetivos para este ano, estão apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola e debater as possibilidades que a utilização pedagógica das tecnologias oferece no curto e no longo prazo.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Serviço:

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009

Centro de Convenções Norte – Madri – Espanha

Inscrições:

50 € até 31 de outubro de 2009.

75 € desde 1 de novembro até 25 de novembro de 2009.

Sobre o EducaRede

O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica em sete países. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da tecnologia no cotidiano da escola e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

Congresso Internacional EducaRede intensifica debate na Internet sobre inovação na escola
Congresso Internacional EducaRede intensifica debate na Internet sobre inovação na escola