As sessões on-line do V Congresso Internacional EducaRede se intensificarão nesta semana. Confira a programação completa!
Acompanhe o Congresso EducaRede de casa!
As sessões on-line do V Congresso Internacional EducaRede se intensificarão nesta semana. Estão previstas seis atividades, entre chats, conferências, fóruns e workshops, entre os dias 2 e 8 de novembro. Mais de nove mil pessoas estão inscritas para participar das sessões virtuais promovidas pelo evento, organizado pela Fundação Telefônica da Espanha.
A versão on-line do Congresso pretende antecipar questões que estarão em debate durante o evento presencial, a ser realizado em Madri, entre 26 e 28 de novembro. Para participar dos eventos programados na Internet, basta acompanhar pelo twitter do EducaRede Brasil.
Confira a programação de eventos disponíveis na Internet
De 2 a 15 de novembro: Conferência de Jane McGonigal, desenvolvedora de jogos para a resolução de problemas e visão de tendências futuras. Ela é uma das lideranças mais reconhecidas e premiadas no campo da inovação. Jane conta com uma perspectiva única sobre “Como usar a colaboração massiva para construir comunidades”. O tema de sua conferência é “Horizontes da Inovação”.
Até dia 03 de novembro: Prazo final para o envio de perguntas para Rogério da Costa, doutor em História da Filosofia e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. Ele vai responder a questões sobre “Cultura digital e as redes sociais e educação”. As respostas serão publicadas no dia 11/11.
De 3 a 7 de novembro – Conferência de Leila Iannone, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica e diretora da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ela falará sobre “A busca de novos paradigmas em instituições não tradicionais”. Haverá interação com participantes, via fórum.
De 3 a 7 de novembro – Conferência com Guilherme Ary Plonski , mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e Marcos Telles, consultor de tecnologia aplicada à educação. Eles discutirão sobre “O que é preciso para que a inovação aconteça”. Haverá interação com participantes, via fórum.
Dia 4 de novembro: Publicação das respostas de Roseli de Deus, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretora da “Estação Ciência” da USP. Ela respondeu a questões ligadas ao tema: “Inclusão Digital Comprometida com Aprendizagem? AS TIC no Ensino de Ciências”.
De 7 a 11 de novembro: Workshop “Desenhar problemas para o ensino”, conduzido pelo psicólogo Jorge Apel, especialista em Didática pela Universidade de Buenos Aires.
Inovar na Escola
O Congresso Internacional ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O tema deste ano é: “Inovar na Escola – Modelos, Experiências e Protagonistas da Integração das TICs”.
Os objetivos são apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola; debater as possibilidades que a utilização pedagógica da Internet oferece no curto e no longo prazo; discutir o processo de mudança tecnológica, pedagógica e social que a integração das tecnologias da informação e comunicação implica dentro dos múltiplos desafios com que se depara a educação hoje; e refletir sobre as tendências e os cenários futuros da inovação, assim como as formas desejáveis de intercomunicação e gestão da comunidade educativa.
Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.
Neste ano, o Brasil é o país convidado do evento. Isto significa que o encontro contará com a participação de representantes de destaque no panorama atual brasileiro em matéria de inovação educativa, assim como com as experiências mais relevantes colocadas em prática por docentes no país.
Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009
Centro de Convenções Norte
Parque Ferial Juan Carlos I – IFEMA
Madri – Espanha
Inscrições:
75 € até 25 de novembro de 2009.
Sobre o EducaRede
O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica onde a instituição está presente, ou seja, na Espanha e em oito países da América Latina, inclusive no Brasil. Por meio de um portal na Internet, seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração das TICs no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.
Sobre a Fundação Telefônica no Brasil
Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública. Hoje, seus principais programas são o EducaRede e o Pró-Menino. A Fundação Telefônica mantém ainda os programas Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.