Com previsão de lançamento para dezembro, o aplicativo Sonya é fruto da parceria de duas jovens de 19 anos

O desejo de tornar São Paulo uma cidade mais acessível a todos levou as jovens Bianca Caravajo e Deborah de Angelo, de 19 anos, a criarem o Sonya, um aplicativo pensado especialmente para pessoas com deficiência visual.

A ideia nasceu em 2015 inspirada em uma história muito especial para as duas garotas. “Certo dia, a Deborah conheceu o Márcio. Ele é deficiente visual e demorava três horas para realizar um trajeto que ela completava em uma hora. A partir da realidade dele, decidimos criar o Sonya”, conta Bianca.

O aplicativo funciona com um sistema de GPS que traça e indica por voz a melhor rota para o usuário com detalhes sobre o percurso em passos ou metros. “Estamos na primeira fase de testes das rotas em que os beta testers (usuários que fazem testes) farão rotas que eles já conhecem e nos darão os retornos sobre as informações que o aplicativo forneceu. A previsão de lançamento do Sonya é dezembro, e estará disponível para sistema iOS e Android”, explica Bianca.

Ex-participantes do Pense Grande, Bianca e Deborah viram o projeto crescer cada vez mais depois de participarem das oficinas do Programa, em 2016. Mesmo após finalizarem a etapa de formação, tanto Bianca quanto Deborah continuam participando do programa, mas agora, em 2017, como mentoras. “Recebemos o convite para mentoria e vimos que seria legal passar o conhecimento que tínhamos para a galera que está começando a entrar nesse caminho”, diz Deborah. “Empreender é difícil, mas é fazer o que você ama, com bastante resiliência e paciência, você consegue!”.

Conheça a Sonya: o aplicativo voltado para facilitar a mobilidade de deficientes visuais em São Paulo