No terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, convidados compartilharam detalhes sobre os métodos avaliativos utilizados no Chile, Uruguai e França
Como diferentes países estão implementando modelos de avaliação de competências digitais de estudantes e quais são as inspirações que podem surgir para o Brasil a partir dessas experiências? Essa foi a temática que guiou o terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, promovida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Cetic.br e o NIC.br.
O webinário aconteceu no dia 7 de maio e está disponível para ser assistido na íntegra no canal do YouTube da Fundação Telefônica Vivo. Durante a conversa, foram apresentadas três experiências de avaliação de competências digitais utilizadas internacionalmente: o International Computer and Information Literacy Study (ICILS), a Matriz de Habilidades em Tecnologia da Informação e Comunicação para Aprendizagem (HTPA) e a plataforma on-line para desenvolvimento e certificação de habilidades digitais, conhecida como PIX.
A abertura do webinário foi realizada pela chefe de educação do BID, Mercedes Mateo Diaz, e a mediação ficou ao encargo de João Paulo Cossi, especialista em gestão da educação pública, também do BID.
“No Brasil, as discussões sobre os métodos avaliativos para o desenvolvimento das competências digitais ainda não amadureceram. No entanto, uma forma muito boa de aprofundar esse debate é entender o que outros países estão fazendo nesse sentido”, destacou Cossi.
Experiências em foco: Chile, Uruguai e França
Para apresentar os detalhes de uso e implementação do ICILS no Uruguai, o webinário contou com a participação de dois sociólogos do Centro de Inovação Educativa com Tecnologias Digitais do Estado Uruguaio (CEIBAL): o pesquisador Santiago Paolillo e a coordenadora Valentina Cancela, ambos do departamento de pesquisa, avaliação e monitoramento.
Além do Uruguai, o Chile também utiliza o método ICILS, depois de uma experiência com o HTPA. As diferenças entre esses dois modelos e os desafios de avaliar as competências de estudantes chilenos foram apresentados por Carolina Leyton, chefe da divisão de estudo da Agência de Qualidade da Educação do Chile.
Já para falar sobre a experiência da França com o PIX, a convidada foi Lucia Dellagnelo, que integrou o time de especialistas internacionais do GEM Report 2023 da Unesco e atualmente é consultora de educação e conselheira da Fundação Telefônica Vivo. Apesar de ser brasileira, Lucia tem muito conhecimento sobre como diferentes regiões do mundo relacionam a experiência educacional às tecnologias.
“São pouquíssimos os países que conseguiram atingir níveis avançados de competências digitais só levando em consideração o fator escola. É o caso de Singapura, Estônia e Irlanda. Mas o que encontramos por aí, mesmo em países desenvolvidos, é uma grande diversidade nos níveis de apropriação tecnológica de estudantes”, disse a especialista. “É por isso que eu resisto à ideia de nativo digital. Não é porque o jovem nasceu com a tecnologia que sabe usá-la com responsabilidade”, complementa.
Destaques do webinário Experiências internacionais na avaliação de competências digitais
No infográfico abaixo, você encontra o detalhamento de como funciona cada um dos métodos avaliativos adotados pelos países que participaram do webinário, além dos destaques dos principais pontos trazidos durante a conversa. Confira:
Participe da série de webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes
A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” está sendo promovida para engajar os principais atores na promoção da cultura digital na educação pública, explorando diferentes abordagens e avaliações para as competências digitais dos estudantes.
Confira o próximo tema:
● Seminário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil.
Os webinários são transmitidos pelo canal da Fundação no YouTube. Clique aqui para acompanhar todas as informações sobre a série!