Foram selecionados os 25 projetos que mais se destacaram em inovação educativa nas cinco regiões do país. Saiba mais sobre a premiação!
O Desafio Inova Escola, iniciativa que faz parte do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação ”la Caixa”, divulgou os nomes das 25 equipes vencedoras da etapa regional, que foram selecionadas por uma comissão avaliadora por seus projetos de inovação para transformação de suas escolas.
Com o objetivo de fomentar processos inovadores no âmbito escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação educativa e o desenvolvimento dos estudantes nas competências para o século XXI, o Desafio Inova Escola convidou educadores de escolas públicas e particulares de todo Brasil para que elaborassem, por meio de uma Trilha Formativa, projetos pautados pela construção coletiva de conhecimento.
Jornada da premiação
Ao todo, foram 335 equipes inscritas que concluíram a Trilha Formativa, formada por cinco etapas que giravam em torno de identificar um problema da escola; realizar pesquisas e ouvir a comunidade a respeito deste desafio; criar ideias viáveis para solucioná-lo, realizar protótipos e registrar o planejamento da solução desenhada. Além de funcionar como uma formação gratuita, online e colaborativa, as trilhas serviram para amadurecer os planos que serão colocados em prática nas escolas.
O prêmio conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A coordenação técnica é feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A próxima etapa do Desafio Inova Escola será uma votação popular entre os dias 8 e 11 de novembro, que definirá os cinco vencedores nesta categoria. Além disso, uma comissão avaliadora ficará responsável por escolher os cinco destaques nacionais. Os vencedores serão anunciados no dia 13 de novembro, durante o Fórum de Inovação Educativa, uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o jornal Folha de S. Paulo. “Toda a jornada foi construída cuidadosamente para que o processo em si seja uma experiência formativa, colaborativa e criativa. Ou seja, não importa apenas a solução a ser construída, mas o processo como um todo. Cada atividade foi desenhada para que o educador reflita, se desafie, experimente e colabore. É um processo formativo”, resume Mila Gonçalves, gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo.
Conheça as equipes escolhidas como destaques regionais:
Fique ligado! Entre os dias 8 e 11 de novembro você poderá participar da votação que escolherá os destaques pelo júri popular. Acesse desafioinovaescola.org!