Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Plataforma Escola Digital oferece gratuitamente roteiros de estudo elaborados por educadores em parceria com Unesco, além do projeto Aula Digital e do Amplifica; acesse!

Proporcionar instrumentos para nortear os educadores e dar autonomia aos estudantes. É com esse intuito que a Escola Digital passou a disponibilizar roteiros de estudo de língua portuguesa e outras disciplinas para apoiar os alunos em atividades a distância, reforçando o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com a suspensão de aulas presenciais devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Agora, a funcionalidade ganha ainda mais força com a chegada dos parceiros como Unesco, o projeto Aula Digital e o Amplifica.

A plataforma Escola Digital reúne mais de 30 mil recursos digitais totalmente gratuitos para professores, alunos e gestores da Educação Básica. São ferramentas como Planos de Aula e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) em formato de vídeos, aplicativos, e-books e animações. Tudo é produzido por meio de uma rede de educadores envolvendo mais de 20 secretarias estaduais de educação.

Além disso, também estão sendo produzidos mais 182 roteiros para o Ensino Fundamental pelos formadores do Aula Digital. O projeto faz parte do ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo, criado com a Fundação ”la Caixa”, a fim de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de um ensino digital de qualidade. Atualmente está presente em escolas públicas de cinco territórios: Sergipe, Manaus (AM), Goiânia (GO), Viamão (RS) e Vitória de Santo Antão (PE).Com as novas parcerias, o acervo de roteiros de estudo cresce em volume e qualidade para continuar apoiando professores e estudantes nas atividades desenvolvidas de forma remota. Serão até 60 roteiros de estudo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio elaborados por educadores ligados à Unesco, a agência da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura.

Por fim, são mais 140 roteiros das experiências de aprendizagem do Simplifica, programa criado pelo Amplifica em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, também voltados aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Os educadores podem fazer buscas por temas, além de critérios como disciplina, ano escolar e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a serem trabalhadas. Há ainda, indicação quanto ao tempo de exposição às telas, misturando etapas multimídias com atividades sem computadores. O conteúdo também é responsivo, ou seja, adequado para que seja acessado via smartphones e outros dispositivos móveis.

Curadoria e construção coletiva

Para Bianca Castiglione, da gerência de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo e líder do projeto Escola Digital, o ponto chave é que todo material da plataforma passa por um processo de curadoria que está em constante alinhamento para auxiliar a criação dos roteiros de estudo sem restringir o pensamento e o trabalho autoral dos professores.

“Contamos com saberes da rede Escola Digital, além de especialistas da Fundação Vanzolini e fazemos várias sondagens para impulsionar as trocas com os educadores. Formar curadores voluntários tem sido muito enriquecedor”, contou durante participação no evento online Amostre-SE, que reconheceu práticas pedagógicas desenvolvidas por educadores do projeto Aula Digital em Sergipe.

Ela destacou também a importância de inovar na construção e conservação de pontes com os estudantes dentro da diversidade do nosso país. “Como eu posso tornar as abordagens mais adequadas às diferentes realidades pelo Brasil? Como incluir dinâmicas familiares? Queremos que a linguagem nos aproxime e não crie mais barreiras. A construção genuína de autonomia é um processo. O aprendizado se dá ao longo da vida”.

Nesta live feita em parceria com o Conviva, Bianca Castiglione detalha de que forma os roteiros de estudo podem apoiar professores e alunos:

A Escola Digital está aberta a todos os educadores que queiram colaborar com a produção de roteiros de estudo. Para isso, basta preencher o formulário detalhando as atividades, as quais serão submetidas à curadoria antes de ficarem disponíveis a todos. O compartilhamento com os estudantes pode ser feito via WhatsApp, Facebook, e-mail, ou pela própria Escola Digital. É possível ainda salvar ou imprimir o conteúdo caso o acesso à internet seja restrito.

Veja dois exemplos de roteiros disponíveis na Escola Digital:

Tema do Roteiro: Figuras de Linguagem e Escritores Negros Descrição: Neste roteiro, apresentaremos algumas figuras de linguagem, que são recursos estilísticos da escrita, amplamente utilizados por escritores para tornar o texto mais interessante. Também traremos do racismo estrutural, que “embranquece” ou invisibiliza os negros no cenário literário, contribuindo para a discriminação racial. Objetivos: ●Relembrar as figuras de linguagem e suas características. ●Realizar análise textual. ●Identificar figuras de linguagem em texto poético e conto. Ponto de Chegada: Ao final deste roteiro, você deverá ser capaz de identificar as figuras de linguagem, bem como analisar e comparar os trechos de textos e poemas apresentados nas atividades propostas. •Se quiser se aprofundar no debate sobre embranquecimento de escritores brasileiros, leia o artigo "As Duas Cores" de Machado de Assis. •Aproveite para conhecer outras obras de Elisa Lucinda. Disponível em: •Você pode conhecer mais sobre a vida e a obra de Cruz e Souza no filme Cruz e Souza, o poeta do desterro. Acesse aqui o roteiro completo feito em parceria com a Unesco

Tema do Roteiro: A Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua importância histórica Descrição: Neste roteiro de estudos, vamos conhecer um importante documento para a humanidade: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é utilizada como referência por muitas nações, refletindo assim, sobre as mudanças significativas nas sociedades, proporcionado por este documento. Objetivos: ●Conhecer o contexto sócio histórico em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada e sua importância a vida em sociedade na atualidade; ●Atribuir à Declaração Universal dos Direitos Humanos o status de conquista para a humanidade; ●Conhecer os direitos específicos dos alunos e como isso afeta suas vidas. Ponto de chegada: •Ao final deste Roteito de Estudos você deverá: •Ter conhecido o documento denominado Declaração dos Direitos Humanos, •Compreendido sobre a importância da defesa social de princípios como dignidade, justiça e educação. •Analisado a importância do respeito às diferenças. •Identificado a Declaração dos Direitos Humanos como uma conquista da humanidade. Acesse aqui o roteiro completo feito em parceria com o Aula Digital

Conheça roteiros de estudo para língua portuguesa feitos em parceria com Unesco
Conheça roteiros de estudo para língua portuguesa feitos em parceria com Unesco