Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Para que o Dia dos Voluntários seja um grande sucesso, há um trabalho grande nos bastidores e com bastante antecedência. Saiba como funciona!

Você já sabe o que acontece no Dia dos Voluntários da Telefônica. Agora é a hora de visitar seus bastidores!

Para que o Dia dos Voluntários seja um grande sucesso, há um trabalho grande por trás, e com bastante antecedência, de preparação geral da instituição. No Tabor, por exemplo, não havia manutenção predial há anos, e por isso houve a necessidade de contratação de uma empreiteira para cuidar da parte de construção e reforma, deixando apenas a função de acabamento para os Voluntários, como pintura, pequenas reformas e limpeza.

“O trabalho da Análise Engenharia começou em julho, pois precisávamos de uma preparação prévia das estruturas que receberiam nova pintura”, conta Antonio Alfredo Silva, o Tony, integrante do Comitê dos Voluntários e responsável por esta organização prévia. “Alguns lugares eram muito altos até mesmo para a pintura dos voluntários, pois eram necessários andaimes e outros acessórios de segurança. Por isso decidimos adiantar esta etapa”, conta.

Embora a empreiteira soubesse que o trabalho final ficaria para os voluntários, o curioso foi que os membros do comitê tiveram que chamar a atenção várias vezes dos trabalhadores, para que eles não fizessem o serviço completo. “E o mestre de obras nos dizia que o seu pessoal não sabia fazer o serviço pela metade”, conta Tony.

Outro fato inusitado foi quanto ao uso do campo de futebol próximo à instituição, que serviu de estacionamento do dia do evento. “Tivemos que negociar com a comunidade local, responsável pelo campo, para que eles nos cedessem o espaço. Só que precisávamos aterrar um fosso que rodeava todo o campo, construído estrategicamente para que os carros não estragassem o local. Após muita negociação, conseguimos esta liberação e a Fundação Telefônica presenteou o time com um uniforme completo para os 22 jogadores”, diz Tony.

Números grandiosos

A dimensão do Dia dos Voluntários em São Paulo é mesmo de chamar a atenção para alguns números. Para que os participantes desempenhassem um bom trabalho, foram utilizados: 622 rolos para pintura (de lã e espuma), 547 pincéis, 463 baldes, 730 bandejas para pintura, 1254 EPI – Equipamentos de proteção individual, 293 latas de tinta (de diversas cores e tamanhos), 24 escadas e 80 carrinhos de mão.

Todo o material utilizado foi doado à instituição.

Conheça tudo o que acontece “nos bastidores” do Dia dos Voluntários
Conheça tudo o que acontece “nos bastidores” do Dia dos Voluntários