Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A Fundação Telefônica Vivo apresenta o Curso de leitura: Ler, recontar e reescrever, direcionado aos professores de escolas rurais de Pernambuco e Minas Gerais.

Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais

Com apoio da Fundação Victor Civita, a Fundação Telefônica Vivo apresenta o Curso de leitura: Ler, recontar e reescrever, direcionado aos professores de escolas rurais dos estados de Pernambuco e Minas Gerais.
O curso Ler, recontar e reescrever pretende apoiar o professor para que ele assuma o papel de modelo leitor e escritor, garantindo que as crianças sejam protagonistas no processo de produção de textos, mesmo antes de saberem escrever convencionalmente.
Nele, serão discutidos critérios para a escolha de obras e encaminhamentos didáticos nas situações em que o professor lê textos em voz alta para as crianças e atua como escritor de textos ditados pelos alunos. Isso promove um intercâmbio entre os diferentes saberes em diferentes vetores, e também integra os diferentes estágios de aprendizagem em uma sala multisseriada.
Com tutores especializados em didática e uma proposta inovadora de educação continuada, o curso será oferecido à distância com conteúdo de técnicas de leituras, reconto e reescrita, contagem de histórias, interpretação e produção de texto, voltado à realidade das escolas rurais. Contará também com as aulas voltadas para a realidade da sala de aula, tutores atentos para o dia a dia das escolas e um fórum, onde educadores debaterão com seus pares os desafios da educação rural.
O curso terá carga horária de 40h e será oferecido no mês de agosto pela Internet. Cada escola com professor inscrito no curso receberá um notebook, que será enviado por correio ao educador juntamente com o material de apoio e ficará  disponível para a escola em que ele leciona ao final do curso, com limite de um computador por escola.  Aqueles que tiverem aproveitamento de mais de 70% receberão um certificado.
A avaliação final será prática, desenvolvida na escola em que o educador atua. Porém, durante todo o curso o engajamento e dedicação por parte dos educadores será avaliada.
O curso é gratuito e serão disponibilizadas 150 vagas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de agosto. Para mais informações acesse o regulamento completo no formulário de inscrição aqui.

Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais
Curso de leitura com prática aplicada em sala de aula adaptado para professores de escolas rurais