Curso de robótica sustentável é o novo curso gratuito da plataforma Escolas Conectadas, que explora conceitos de robótica com a utilização de materiais de baixo custo para promover a cultura digital e o uso de tecnologias

#Educação#Educadores#Escolasconectadas

Imagem mostra professor montando protótipos durante uma aula de robótica. Ele é um homem negro de cabelos curtos e enrolados e está sentado a uma mesa rodeada por estudantes que aparentam ter em torno de 10 anos.

Um curso de robótica sustentável pela Fundação Telefônica Vivo une programação e meio ambiente!

A relação dos homens com robôs há algum tempo deixou de ser algo vinculado apenas à ficção científica. Com a 4ª Revolução Industrial em curso e com profundas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas ocorrendo de forma cada vez mais veloz, o mercado de trabalho demanda novas competências e habilidades. Mais do que dominar processos tecnológicos, é preciso entender como eles funcionam. Inteligência artificial, machine learning, computação e robótica estão cada vez mais presentes no campo da educação.

E é dentro desse contexto que a Escolas Conectadas lança o curso Eu, Robô! Primeiros passos com a robótica sustentável. A plataforma oferece formação continuada a professores da Educação Básica e faz parte do ProFuturo, principal programa global de educação da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”.

Essa nova formação explora conceitos e práticas em curso de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. O foco está em aproximar os educadores dos estudantes, disponibilizando ferramentas e linguagens adequadas e alinhadas aos propósitos dos jovens do século XXI.

Idealizar, projetar, construir e programar robôs possibilita aprendizagens interdisciplinares – envolvendo a aplicação de métodos e processos, além de disciplinas como Ciências Humanas e Matemática. É ainda uma forma desafiadora e divertida de construir conhecimento, permitindo que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo.

A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, reflexões sobre o uso das tecnologias digitais e ainda faz uma ligação com assuntos essenciais, como a promoção de ações concretas que viabilizem a sustentabilidade e a preservação do planeta.

O principal objetivo do curso Eu, Robô! é instrumentalizar professores do Novo Ensino Médio e do Ensino Fundamental para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes, interconectando assuntos como a robótica sustentável e a programação, e colocando a resolução de problemas como alicerce da aprendizagem.

A trilha formativa promove ainda a cultura digital, uma entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando que estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para a comunicação, acessem e produzam informações e conhecimentos, além de resolver problemas com protagonismo e autonomia.

Curso de robótica: Eu, robô!

Modalidade: Autoformativo

Carga horária: 30 horas

Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

> Conhecimento

> Pensamento científico, crítico e criativo

> Comunicação

> Argumentação

> Cultura Digital

A partir do curso, espera-se que o professor:

> Trabalhe as estruturas básicas da introdução à programação por meio do Arduino;

> Localize na robótica alternativas de suporte aos processos educacionais;

> Realize com os estudantes usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;

> Empreenda com os estudantes ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.

Acesse o site Escolas Conectadas e fazer sua inscrição para o curso Eu, Robô! Primeiros passos com a robótica sustentável.

Trabalhando competências do século XXI

“Estamos pensando a escola digital como um espaço conectado com a realidade dos estudantes dessa geração. A ideia do ProFuturo é trabalhar competências como pensamento crítico, criatividade, comunicação, capacidade de tomar decisões, também entre os professores e em regiões sem acesso à internet”, afirmou Magdalena Brier durante o evento enlightED 2020.

A fala da diretora geral do ProFuturo demonstra a importância de se desenvolver competências e habilidades do século XXI. Mais do que ter acesso à tecnologia – em um contexto mundial cada vez mais determinado pelo ensino remoto – é preciso saber usar os recursos de forma eficiente.

Desse modo, o curso Eu, Robô! amplia o repertório do professor no sentido de mostrar a importância da robótica por meio do uso sustentável de materiais de baixo custo, e viabilizando ferramentas de ensino-aprendizagem alinhadas à cultura maker e à valorização de características essenciais como a criatividade.

Além do domínio técnico, educadores e estudantes poderão desenvolver habilidades múltiplas em atividades do dia a dia, como a organização do raciocínio, foco, disciplina e categorização de tarefas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Vão consolidar uma nova forma de aprender a pensar de forma lógica, trazendo recursos e estratégias na resolução de desafios na vida.

Curso para educadores aborda robótica sustentável e de baixo custo