A formação disponível gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas incentiva estudantes e educadores a encontrarem soluções coletivas e criativas através da produção autoral de um jogo eletrônico. Saiba mais!
Qual é a diferença entre um programador e uma máquina? A tecnologia é capaz de repetir códigos perfeitamente, mas a mente humana é a protagonista por trás de análises sociais e da criatividade para resolver problemas. Essas soluções estão refletidas nos mais diversos sistemas e aplicativos que utilizamos diariamente. E aprender ou ensinar a programar é fazer parte dessa transformação.
“No século XXI é absolutamente fundamental que todos os estudantes saibam o que é um algoritmo, como um aplicativo funciona, como esses sistemas coletam dados. Essas tecnologias estão mudando a sociedade, a indústria e a democracia e, consequentemente, a vida desses estudantes”, afirmou Hadi Partovi, idealizador do movimento Hora do Código e presidente da organização sem fins lucrativos Code.org, durante o evento global de educação enlightED 2020.
Independentemente das carreiras que escolherem no futuro, ao aprender programação nas escolas, os estudantes estarão também trabalhando outras habilidades como: colaboração, comunicação, resolução de problemas, raciocínio lógico e criatividade. No entanto, para ensiná-los, os educadores também precisam contar com recursos formativos que auxiliem nessa caminhada.
O ‘pulo do gato’ é botar a mão na massa
Para trabalhar as competências do século XXI, tanto com os estudantes quanto os educadores, o novo curso “O pulo do gato: criando e animações com Scratch” foi desenhado para utilizar uma das linguagens de programação mais populares do mundo para incentivar a mão na massa, o trabalho colaborativo e a construção de jogos, animações e outros recursos autorais digitais.
O curso de programação está disponível na plataforma Escolas Conectadas, iniciativa que faz parte do programa global ProFuturo, criado pela Fundação Telefônica e pela Fundação Bancária “la Caixa”. O objetivo principal é propagar a inovação educativa através da formação gratuita e continuada de professores.
“O pulo do gato: criando e animações com Scratch”
Modalidade: Autoformativo
Carga horária: 30 horas
Certificadora: Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Competências gerais da BNCC: Conhecimento; Pensamento científico, crítico, criativo; Comunicação; Cultura Digital; Argumentação.
Recomendação de etapas: Ensino fundamental e Médio.
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas/ Matemática/ Projetos interdisciplinares
A trajetória formativa começa com um convite para analisar a diversidade de recursos digitais desenvolvidos especialmente para os processos de ensino-aprendizagem. Entre eles estão os jogos eletrônicos, plataformas digitais, aplicativos e softwares educacionais. É através dessa análise que as práticas pedagógicas se voltam para a imersão nessa cultura digital, sempre levando em consideração o bem-estar e os valores éticos humanos.
Em um segundo momento, o foco é usar os blocos típicos do Scratch para experimentar, investigar e resolver problemas criando um modelo de jogo próprio. Aqui, a criatividade é a palavra-chave. Os educadores terão acesso a todos os recursos e bases necessárias para repensar a partir de referências já existentes. Os próximos módulos partirão dessa primeira experiência para dar início ao roteiro do jogo.
A ideia é que ele possa ser usado de maneira interdisciplinar e tenha proposta educativa. Os educadores terão acesso à uma trilha de vídeos com passo a passo e principais comandos do Scratch. Para finalizá-lo, os cursistas também poderão contar com a interação com outros educadores, que compartilharão os jogos para incentivar a troca de conhecimento e construção coletiva do aprendizado.
Conheça outras formas de trabalhar programação em sala de aula:
Existem diversas formas de trabalhar programação em sala de aula, com ou sem o uso de tecnologia. Conheça outros cursos disponíveis gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas que trazem outras abordagens para o desenvolvimento de competências a partir do pensamento computacional:
Olá, mundo! Lógica de programação e autoria → A formação apresenta conceitos referentes à programação e os relaciona à resolução de problemas. A proposta é demonstrar como a lógica dos códigos pode ajudar a encontrar soluções para problemas simples e complexos.
Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem → O objetivo do curso é apresentar alguns elementos básicos das linguagens de programação para educadores que ainda não deram os primeiros passos nesse universo, focando em atividades sem o uso da tecnologia e conceitos da programação em blocos, conhecida como Scratch.
Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia → O curso é voltado para aproximar os educadores das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que envolvem a cultura digital e aprendizagem criativa. A formação apresenta a programação como forma de se aproximar da abordagem “mão na massa”.
Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável → Explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. A formação inclui estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis.