Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Estudar e se manter atualizado é uma das melhores formas de investir na qualificação profissional. Confira dicas de cursos com foco em tecnologias digitais que vão te ajudar a se preparar e conquistar melhores oportunidades de trabalho em 2022

#Listas#MercadodeTrabalho#TecnologiasDigitais

Imagem mostra um jovem utilizando um notebook. Ele é negro, usa óculos, camisa jeans e está sorrindo.

Conquistar uma oportunidade de trabalho é uma tarefa que requer foco, comprometimento e dedicação de quem quer receber o sonhado “sim” de uma empresa. Mas para os jovens que estão em busca do primeiro emprego o desafio é ainda maior. Afinal, é preciso lidar com a pouca ou nenhuma experiência profissional, geralmente exigida para iniciar uma carreira. Nesse sentido, a qualificação profissional pode ser uma aliada para alcançar a meta desejada.

No Brasil, o desemprego afeta 31% dos jovens de 18 a 24 anos e 46% dos que têm entre 14 e 17 anos, segundo dados do IBGE. De acordo com uma pesquisa realizada com jovens de 16 a 24 anos pela empresa Arcos Dourados, em parceria com a consultoria Trendsity, 85% dos entrevistados disseram que a pandemia foi um obstáculo para a busca de emprego. Além disso, 61% afirmaram que “a formação é necessária para compensar a falta de experiência na busca pelo primeiro emprego formal”.

O artigo Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre a sua importância aponta que a educação informal é um dos caminhos para a qualificação profissional. Além disso, destaca que essa modalidade pode ser alcançada até mesmo pela educação autodidata.

Portanto, estudar é preciso! Selecionamos cursos gratuitos com foco em tecnologias digitais para ajudar os jovens que querem investir na qualificação profissional para se preparar para o mercado de trabalho ou conquistar melhores oportunidades. Confira!

Produção de Conteúdo para Web

Em tempos em que tudo acontece na internet, é mais do que necessário ter habilidade para produzir conteúdo de qualidade. Assim, a presença das empresas nas redes sociais é cada vez maior. Afinal, elas se tornaram importantes canais de divulgação de seus produtos e serviços.

Nesse sentido, em um curso de Produção de Conteúdo, você aprende a planejar e produzir conteúdos para web, como blog posts e e-books, pesquisar palavras-chave, criar títulos atraentes para aumentar a audiência de sites, entre outras habilidades.

Dessa maneira, o curso gratuito oferecido pela Rock University conta com os módulos de planejamento de conteúdo, redação para web, conceitos básicos de marketing de conteúdo e revisão para web. A capacitação tem cerca de duas horas e meia de duração e oferece certificado para os estudantes.

Desenvolvimento de games

Mesmo em meio à pandemia, o mercado de games segue em alta. De acordo com a Pesquisa Games Brasil (PGB) 2021, cerca de 75% dos gamers brasileiros afirmaram terem jogado mais durante o período. Mas se a demanda de jogos é alta, a oferta por oportunidades de trabalho também é grande nessa área.

Independentemente da formação, qualquer pessoa pode trabalhar na área de games, já que o desenvolvimento dos jogos é uma atividade que envolve diferentes competências. Mas gostar de jogar não é fundamental, apesar de ser uma boa qualidade. Assim sendo, o mais importante é conhecer as etapas da criação de jogos e as plataformas em que eles podem ser publicados.

Para quem quer iniciar nessa carreira, a dica é o curso gratuito de Desenvolvimento de Jogos da Attekita Dev. Em resumo, o conteúdo abrange os fundamentos e os conceitos básicos de recursos importantes na criação de jogos da plataforma Unity.

Canva Design

Já pensou em produzir artes gráficas para as redes sociais, mesmo sem saber lidar com os principais softwares de edição de imagens? O Canva Design é uma ferramenta que possibilita criar peças gráficas em diferentes formatos. Afinal, são mais de 8 mil templates em diferentes categorias.

No curso gratuito de Canva produzido pela CursoB Treinamentos Online, o aluno aprende a criar artes gráficas para as mais diversas finalidades, como posts para redes sociais, logotipos, banners, e-books e até vídeos animados.

Desse modo, o instrutor apresenta ao aluno os principais recursos da ferramenta, ensina a trabalhar com imagens e textos e a inserir outros elementos de design na plataforma, entre outras dicas. Quem conclui o curso recebe um certificado.

Edição de vídeos

Os vídeos são considerados o grande chamariz das redes sociais. Por meio deles, é possível transmitir de forma rápida uma mensagem clara aos seguidores. Para produzir vídeos de qualidade, é preciso estar preparado. Saber editar vídeos é uma competência básica para quem deseja investir em uma vaga relacionada à produção de conteúdo para web.

O curso gratuito de edição de vídeos, também oferecido pela CursoB, ensina o estudante a fazer cortes em vídeos, incluir trilhas de áudios, realizar os efeitos fade in e fade out, fazer a transição de vídeos, entre outras atividades. Para participar das aulas, é preciso fazer o download de um editor de vídeo gratuito.

Marketing Digital

O Marketing Digital é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas, que necessitam de profissionais que saibam criar estratégias para impulsionar seus negócios na internet.

Se você se interessa por esse segmento que está em alta e deseja ampliar o seu conhecimento digital, que tal conhecer o curso Fundamentos do Marketing Digital, oferecido gratuitamente pelo Google Ateliê Digital? Em 26 módulos, você vai aprender a dominar os princípios básicos do Marketing Digital.

A certificação emitida no final da formação atesta que o estudante tem habilidades digitais comprovadas e que está motivado a aprender: duas qualidades essenciais no mundo dos negócios atualmente. Demonstrar essas qualidades aumenta suas chances de conseguir o emprego que você quer. O curso conta com exercícios práticos e exemplos do mundo real que ajudam a transformar conhecimento em ação.

Gerenciamento de projetos com ferramentas digitais

Criar um projeto e estabelecer metas de trabalho, acompanhar o andamento de cada etapa por meio de uma planilha organizando tarefas e prioridades, realizar um orçamento e controlar as finanças do projeto. Todas essas atividades são importantes para quem quer empreender e precisa gerenciar de maneira organizada o próprio trabalho.

O curso gratuito Gerencie um projeto com ferramentas digitais, do Google Ateliê Digital, ensina o aluno a criar e compartilhar documentos para apresentar detalhes de um projeto a parceiros de trabalho ou clientes, criar e compartilhar planilhas para acompanhar e organizar tarefas, cronogramas e recursos e criar apresentação de slides para relatórios de atividades, entre outras coisas.

São quatro módulos de aulas durante o curso, com duração de seis horas no total.

6 cursos gratuitos para você investir na sua qualificação profissional
6 cursos gratuitos para você investir na sua qualificação profissional