Publicações promovem acesso à cultura digital e começam a ser adotadas por redes públicas de ensino. Saiba mais e faça o download gratuitamente!
O futuro do trabalho aponta para a necessidade de garantir aprendizagens alinhadas a uma sociedade em constante mudança. Os jovens estão se preparando para trabalhar em profissões que sequer existem, resolvendo problemas que ainda serão identificados. A Coleção de Tecnologias Digitais fortalece a formação continuada de professores para que possam apoiar os jovens, cada vez mais influenciados pela presença da tecnologia, em seus projetos de vida para entrar no mundo do trabalho e a encarar uma vivência que exige um permanente compartilhamento de conhecimentos.
A coleção tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e integra o Pense Grande, programa da Fundação Telefônica Vivo que dentro da frente de Tecnologias Digitais tem o objetivo de contribuir para o fomento da cultura digital dentro das escolas junto a organizações do terceiro setor e por meio de iniciativas alinhadas ao marco regulatório do Novo Ensino Médio.
Faça o download grátis
São seis cadernos que podem ser baixados gratuitamente:
- Pensamento Computacional: quando vemos lógica computacional na solução dos problemas do dia a dia;
- Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar meu mundo e construir histórias;
- Hackeando Futuros: desenvolvendo habilidades de programação para resolução de problemas;
- Jogos de Ativismo: o que um gato pode ensinar para o computador?;
- Alô, Mundo: lógica de programação e autoria;
- Eu, Robô!: robótica sustentável de baixo custo.
As publicações reúnem conteúdos e sequências didáticas que se relacionam a elementos do cotidiano, auxiliando no diálogo com os jovens e no desenvolvimento de competências exigidas pelo século XXI, como trabalho e projeto de vida, repertório cultural, empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania.
Os jovens já demandam novas formas de ensino, pois também aprendem por meio dos próprios dispositivos digitais e em diferentes redes sociais, que ainda são importantes ferramentas para se comunicar, interagir e produzir conteúdo.
Para Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, o espaço acadêmico precisa estar conectado a tais transformações e propiciar um ambiente que incentive a resolução de problemas, o desenvolvimento da criticidade e da participação social. “Para nós é importante incentivar cada vez mais o papel do professor, que é essencial para ajudar a desenvolver as competências digitais nos jovens estudantes para que contribuam com a compreensão, utilização e criação de tecnologias de forma crítica, significativa, reflexiva e ética”, completa.
Com as tecnologias digitais mais presentes na vida dos estudantes, e na própria escola, torna-se fundamental reformular as práticas pedagógicas. Desse modo, a Coleção de Tecnologias Digitais começa a ser adotada por redes públicas para que novos elementos sejam incorporados no processo de ensino-aprendizagem.
O que a Coleção de Tecnologias Digitais oferece:
1. Cadernos – Seis cadernos com temas da cultura digital organizados em 32 aulas conceituais e mão na massa, direcionadas a estudantes dos territórios brasileiros.
2. Formação de professores – Parceria com a plataforma Escolas Conectadas, que oferece cursos de formação para professores nas temáticas abordadas nos cadernos da coleção, tais como: Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem; Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia; O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch; Olá, mundo! Lógica de programação e autoria e Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável.
3. Suporte de materiais – Está disponível aos professores um vasto material de apoio ao tema por meio do programae.org.br.
Multiplicação do conhecimento no Amazonas
Os cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais serão usados para a formação de 450 profissionais da rede estadual de ensino no Amazonas em cursos de Pensamento Computacional, Narrativas Digitais, Programação Desplugada e Robótica Sustentável. Posteriormente, eles vão multiplicar esse conhecimento para outros 5.753 profissionais na capital e em outros 61 municípios.
“No contexto de transformações constantes que estamos vivendo, e com a pandemia de Covid-19, a formação continuada passou a ser essencial, uma vez que professores precisam se apropriar das tecnologias digitais para o ensino híbrido e a própria educação a distância, uma modalidade importante e que vem ganhando espaço”, explica a professora doutora Ana Maria de Lucena Rodrigues, diretora do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas.
A ideia é se apropriar de novas competências e habilidade na elaboração eletivas de tecnologias digitais no contexto do Novo Ensino Médio, considerando a regionalidade Amazônica. Sendo uma região de grande extensão territorial, o uso das tecnologias digitais vai além de um importante instrumento de trabalho para o professor, pois muitas vezes é a única opção para milhares de estudantes terem acesso à educação básica em lugares mais remotos.
Apoio à formação de professores em São Paulo
No caso da rede pública estadual de São Paulo, a secretaria de educação disponibiliza o conteúdo dos cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais em seu site para os professores, que também têm acesso às formações continuadas da plataforma Escolas Conectadas – que integra o ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa” que incentiva a formação a distância e o compartilhamento de conhecimento entre educadores.
Para Débora Garofalo, assessora especial de tecnologias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), a coleção auxilia o desenvolvimento de competências digitais. “Os conteúdos estão de acordo com a realidade dos professores e têm auxiliado no trabalho da secretaria para aproximar e democratizar o acesso de professores e estudantes à tecnologia e à inovação”, afirma.
Em um universo de 2,5 milhões de estudantes e 200 mil profissionais da educação, a Fundação Telefônica Vivo também é parceria na construção de formações docentes que envolvem programação e fabricação digital e oficinas para uso de cortador a laser e impressora 3D dentro da primeira unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).
Da programação à robótica sustentável
Conheça todos os cadernos que compõem a Coleção de Tecnologias Digitais, disponível para download gratuito no acervo da Fundação Telefônica Vivo, clique e acesse !
- Pensamento Computacional: quando vemos lógica computacional na solução dos problemas do dia a dia.
- Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar meu mundo e construir histórias.
- Hackeando Futuros: desenvolvendo habilidades de programação para resolução de problemas.
- Jogos de Ativismo: o que um gato pode ensinar para o computador?
- Alô, Mundo!: lógica de programação e autoria.
- Eu, Robô!: robótica sustentável de baixo custo