Existem várias formas de construir conhecimento e dialogar com os estudantes. Veja qual prática combina mais com o seu estilo de ensinar!

Educadora está sentada, lendo texto junto a um aluno em sala de aula. Foto ilustra quiz para descobrir qual prática pedagógica mais combina com você.

Cada vez mais, a sala de aula demanda práticas pedagógicas que não apenas potencializem a aprendizagem, mas que também contribuam para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes.

Tem professor que adora trabalhar com computadores e outros recursos tecnológicos na hora de ensinar. Já outros acreditam que o que funciona é aprender fazendo, por meio de trabalhos manuais com ferramentas e materiais recicláveis. Há ainda profissionais que preferem focar em valores e no desenvolvimento de habilidades dos estudantes, enquanto outros adoram usar a arte aliada à criatividade.

Mas dentre as diversas opções de práticas pedagógicas, qual delas mais combina com você?

Preparamos o teste abaixo para verificar qual tem mais a ver com o seu perfil, além de exemplos práticos e inspiradores de quem já faz para poder aplicar qualquer prática na sua escola de acordo com a situação. Vamos lá?

1 - Escolha um filme ou série que mais tem a ver com o seu estilo:

2 - A escola na qual você trabalha está em busca de ideias diferentes para integrar os alunos e complementar o ensino convencional. Qual é a sua proposta?

3 - Na reunião de professores, você descobre que alguns estudantes estão com dificuldade de relacionamento com outros colegas. Qual das atividades abaixo você iria sugerir para melhorar essa questão?

4 - Você aplicou uma prova e a maioria dos alunos foi muito mal. Você percebe que boa parte deles não aprendeu quase nada, nem prestou atenção nas suas aulas. O que fazer?

5 - Qual das atividades abaixo você ainda não faz, mas gostaria de fazer para aprimorar a sua didática com os alunos?

Resultado:
Você tirou: Habilidades Socioemocionais!
Você é um educador que dá grande importância ao ambiente educativo da escola e a formação integral dos alunos. Desse modo, costuma priorizar o trabalho com valores como tolerância, respeito e empatia, além do desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe e autoconhecimento. Suas práticas pedagógicas envolvem conceitos como a cultura de paz e promovem a socialização e a mediação de conflitos para oferecer um ambiente mais colaborativo, onde todos se sintam à vontade para compartilhar!

Saiba mais sobre Habilidades Socioemocionais para potencializar sua prática em sala de aula!

Você tirou: Cultura Maker/Mão na massa!
Você é um educador que, além de explicar o conteúdo, acredita que é importante colocar a mão na massa! Na sua prática de ensino, os alunos precisam experimentar por meio de trabalhos manuais: tentar, experimentar, errar, acertar e aprender fazendo. Uso de laboratórios, atividades com o reaproveitamento de materiais, construções de objetos e tudo que envolva ferramentas e muita prática são o ambiente ideal para você.

Saiba mais sobre Cultura Maker para potencializar sua prática em sala de aula!

Três adolescentes estão sentados ao redor de mesa sobre a qual estão colocadas ferramentas usadas para atividades da cultura maker, como alicate e caixas de madeira.

Você tirou: Ensino pelas Artes e Criatividade!
Você foge do lugar comum e sabe que a arte tem um poder transformador, já que desenvolve criatividade, capacidade de solucionar problemas, ajuda a desafiar limites, aumenta o repertório cultural e estético, leva a pensar fora da caixa, além de aprimorar habilidades motoras e o pensamento crítico e analítico. Você não tem medo de ousar, seja em atividades não convencionais ou na adaptação do espaço físico para ampliar o potencial educador.

Saiba mais sobre Ensino de Artes e Criatividade para potencializar sua prática em sala de aula!

Criança está segurando pincel e pintando forma geométrica nas cores vermelho, amarelo, verde, azul e laranja para ilustrar pauta sobre ensino de artes.

Você tirou: Recursos Tecnológicos!
Tablets, smartphones e computadores são seus aliados na busca por uma aula cheia de sentido para seus alunos! Você entende que os recursos tecnológicos fazem parte do seu dia a dia, facilitando o planejamento de aulas, a avaliação e a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Animações, jogos, programação e aplicativos são recomendados como ferramentas de apoio em sua rotina pedagógica e para trabalhos em sala de aula como estímulo à aprendizagem.

Saiba mais sobre Recursos Tecnológicos para potencializar sua prática em sala de aula!

Mãos operam tablet, um dos recursos tecnológicos que podem ser usados para melhorar o ensino-aprendizagem.

Share your Results:

Quiz: Descubra qual a prática pedagógica que mais combina com você!