A iniciativa Escolas Conectadas da Fundação Telefônica Vivo está com inscrições abertas para cursos online de formação para educadores com foco em novas práticas e metodologias inovadoras de ensino.
A iniciativa Escolas Conectadas da Fundação Telefônica Vivo está com inscrições abertas para cursos online de formação para educadores com foco em novas práticas e metodologias inovadoras de ensino.
Por que não aproveitar o recesso escolar de julho para fazer cursos e ampliar seus conhecimentos sobre novas temas e abordagens dentro e fora da sala de aula? Afinal, é uma boa oportunidade para desenvolver habilidades que serão muito úteis no trabalho com os estudantes, melhorando o processo de ensino e aprendizagem por meio de práticas e metodologias inovadoras de ensino.
O projeto Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo, está com inscrições abertas para dez cursos 100% online e gratuitos. Todos têm carga horária entre 15 horas e 20 horas e certificação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ou do Instituto Singularidades.
A iniciativa inspira educadores a promoverem a reflexão, discussão e empoderamento dos alunos, como é contado na história de Camila Stefanelli, da EMEI Maria Lucia Petit, em São Paulo, logo abaixo
.
Confira os cursos disponíveis no mês de julho e inscreva-se!
Escola para todos: Inclusão de Pessoas com Deficiência
Data: 15 de julho a 12 de agosto
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Neste curso, serão inseridos e debatidos alguns conceitos básicos sobre como promover a inclusão de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular, no intuito de instigar o professor a refletir sobre os desafios e demandas que surgem nesse novo contexto inclusivo, trazendo inspirações para a inclusão de todos.
Inova Escola: Gestão inovadora
Data: 15 de julho a 12 de agosto
Certificação: Instituto Singularidades
O curso Gestão Inovadora é voltado a todos os educadores e promove uma reflexão sobre os papéis e responsabilidades dos diversos atores escolares. A proposta é apresentar princípios básicos para uma gestão condizente com a educação do século XXI, tais como gestão democrática, equidade, administração do tempo e corresponsabilidade. Para compreender alguns deles na prática, os participantes farão atividades de vivência, de reflexão e de debates. Além disso, será proposta uma reflexão sobre os desafios das equipes gestoras para que sejam inovadoras e quais são os caminhos possíveis para tal.
Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas
Data: 15 de julho a 12 de agosto
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Nesta formação, o curso convida o educador a analisar as características das classes multisseriadas e oportunidades de aproveitá-las em prol da aprendizagem dos estudantes, sobretudo no contexto dos processos de alfabetização e de inserção de crianças e jovens no mundo letrado. O intuito é (re)pensar o sistema seriado e apresentar os benefícios da convivência com a diversidade para o desenvolvimento de nossos alunos.
Data: 15 de julho a 12 de agosto
Certificação: Instituto Singularidades
Neste curso, os participantes construirão conhecimento relativo à personalização da educação como um importante conceito do século XXI. Como traçar o próprio caminho de aprendizagem por meio de atividades práticas, reflexões, leitura de casos, desenvolvimento de projetos e outras abordagens inovadoras. Ao fim do curso, pretende-se que os participantes sejam capazes de aplicar as metodologias e conceitos apresentados e vivenciados em seus contextos e práticas escolares.
Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo
Data: 01 de julho a 29 de julho
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Você sabe quais frutas podem ser produzidas na sua região? Acha que é possível ter frutas frescas e colhidas diretamente do pé o ano todo em um pomar doméstico? Você sabe o que é um pomar doméstico? O curso “Pomar Doméstico – um futuro saudável com frutas o ano todo” abordará essas questões, trazendo subsídios para o planejamento e a implementação de um pomar na sua casa ou na sua escola. Além disso, discutirá a importância de hábitos alimentares saudáveis e perspectivas para a construção de ações didáticas que possam contribuir com a qualidade da alimentação dos estudantes.
Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica
Data: 01 de julho a 29 de julho
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas (com alunos que não se olham), um quadro-negro, um professor à frente que explana, crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários compartimentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes. No curso, é feita uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocar em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. São mostradas, ainda, diversas experiências inspiradoras que ajudarão nessa importante missão como educadores.
Inova Escola: Recursos tecnológicos
Data: 01 de julho a 29 de julho
Certificação: Instituto Singularidades
Mais do que descobrir possibilidades de uso dos recursos tecnológicos no contexto educacional, os participantes deste curso serão estimulados a debater e compreender como tais recursos estão atualmente ligados às práticas docentes. Além dos notebooks, tablets e computadores, o foco está uso de recursos que estão sempre à mão, como os smartphones. O curso visa promover reflexões sobre a inovação educativa e aprendizagem significativa apoiada pelas tecnologias digitais. A ideia é ampliar o repertório sobre a educação do século XXI, proporcionando ideias e caminhos possíveis para trazer para a escola planejamentos e direcionamentos que levem os estudantes a construírem e seguirem seus projetos de vida.
Inova Escola: Espaços diferenciados
Data: 01 de julho a 29 de julho
Certificação: Instituto Singularidades
A sala de aula não precisa estar organizada ao redor do professor, mas ser repensada de forma a facilitar a aprendizagem. Baseado na pergunta “Onde é que a gente aprende?”, o curso Espaços Diferenciados pretende expandir a visão dos educadores sobre espaços e ambientes de aprendizagem, mostrando quais são as tendências em termos de infraestrutura escolar e como se inova em tais espaços com ações desde as mais simples até as mais complexas. Os participantes são convidados a refletir sobre espaços de aprendizagem e ampliam seus repertórios em contato com alguns casos reais. São ainda estimulados a compreender como as atividades dentro e fora da escola, que podem ser otimizadas com um simples repensar desses espaços.
Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online
Data: 01 de julho a 29 de julho
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Você já ouviu a expressão “computação na nuvem”? Sabe o que ela quer dizer? Conhecendo ou não seu significado, é muito provável que você já desfrute de diversos benefícios dessa aplicação. A computação na nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) via ferramentas diretamente na rede (ao invés de instaladas no seu computador), além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Que tal levar essa novidade para a sua escola e o seu grupo de alunos? O curso falará mais sobre a computação na nuvem e sobre o pacote Google Apps for Education – um conjunto de recursos online para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e “voem alto”.
Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais
Data: 01 de julho a 29 de julho
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Saber contar significa compreender o número? Identificar algarismos é o mesmo que entender o sistema de numeração? E como ajudar nossos jovens alunos a desenvolver aprendizagens que possam tornar concretas essas diferenciações? O curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais busca contribuir com algumas alternativas às questões lançadas de forma lúdica e aplicada, por meio da criação de jogos, desafios e materiais para uso em sala de aula. As ações da proposta formativa enfatizam a construção do conceito de número e a compreensão da lógica contida no sistema de numeração decimal.