Este ano, 70% das instituições que foram transformadas pelo Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo são ligadas à educação pública

O Dia dos Voluntários 2024 foi marcado por um engajamento sem precedentes. Celebrando duas décadas de uma trajetória de transformação e de impacto social para comunidades, jovens e estudantes, o evento deste ano reuniu um número recorde de participantes: foram cerca de 10 mil voluntários dedicados às atividades que ocorreram em 39 cidades brasileiras e beneficiaram 55 projetos e mais de 39 mil pessoas. Esse resultado expressivo considera também as ações do Dia dos Voluntários que irão ocorrer nas cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

“Ver tamanho envolvimento e engajamento em todos os níveis da empresa reforça a potência da nossa cultura colaborativa e do espírito de solidariedade que cultivamos. É nosso compromisso estimular a cidadania, por meio de ações que gerem impacto social”, explica Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

No Brasil, no ano em que a Fundação celebra os seus 25 anos de história, o Dia dos Voluntários, que é uma iniciativa global, se consolidou como um marco por ter sido realizado, simultaneamente, em 12 países, em virtude das comemorações dos 100 anos do Grupo Telefônica.

Principais resultados do Dia dos Voluntários 2024

Priorizando a educação pública

A Fundação Telefônica Vivo é o braço social da empresa e tem como foco de atuação a educação. Nesse sentido, 70% das 55 instituições beneficiadas pelo Dia dos Voluntários em 2024 são voltadas para a educação pública.

Para se ter uma ideia, no dia do evento, os voluntários contribuíram com a melhoria da infraestrutura de instituições e escolas, proporcionando a estudantes e professores ambientes educacionais mais adequados. Isso ocorreu por meio de atividades como capacitação de jovens e adultos, com palestras e workshops sobre carreira e empregabilidade, inclusão digital, saúde e bem-estar; montagem de bazar social; intervenções estruturais, como pintura, consertos elétricos e hidráulicos, horta e marcenaria; e criação e/ou reforma de laboratórios de ciências, matemáticas, robótica, espaço maker e informática, no conceito de Casa Inteligente – ou seja, uma residência equipada com dispositivos e sistemas automatizados controlados pelo celular ou pela voz, que tornam a vida mais confortável, segura e eficiente.

Jovens do Centro 804 do Recanto das Emas, em Brasília (DF), participam de oficina sobre orientação para entrevista de emprego>/p>

“Como investimos na estrutura da educação pública, impactamos diretamente na aprendizagem e no contexto dos professores e estudantes”, explica Alessandra Mondenini, gerente de Voluntariado e Mobilização Institucional da Fundação Telefônica Vivo. “Além de oferecer apoio, consideramos o crescimento sustentável das instituições para que as ações realizadas deixem um legado e abram novos horizontes para os beneficiários e a comunidade local”, completa.

Por mais um ano, os colaboradores puderam levar seus familiares para participarem como voluntários das atividades do Dia dos Voluntários, prestando um apoio mais do que bem-vindo às atividades.

Além disso, nas 237 lojas próprias da Vivo os colaboradores participaram de uma ação de sensibilização para reforçar o compromisso da Fundação em apoiar a educação pública no Brasil, incentivando os clientes a terem o hábito da leitura com as crianças, fomentando também o conhecimento sobre a literatura antirracista, uma pauta fundamental da educação e eixo transversal nos projetos da Fundação Telefônica Vivo. Nesta ação, os participantes ainda ganharam acesso a e-books gratuitos para exercitar a contação de histórias em casa.

Cerca de 10 mil colaboradores participam do Dia dos Voluntários em todo o Brasil