Mais de 5 mil voluntários participaram da principal iniciativa do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. Confira os principais resultados!
Uma onda de empatia, respeito, alegria, amor e solidariedade invadiu a rotina de 5.251 colaboradores da Vivo, no dia 8 de outubro. Todos eles participaram do Dia dos Voluntários Telefônica Vivo (DVT), que chegou à sua 17ª edição. O evento trouxe a certeza de que o voluntariado é parte do DNA da Vivo, e que mesmo à distância, é possível impactar a vida de muitas pessoas.
“Nos últimos tempos, com tantos desafios, a solidariedade se tornou ainda mais relevante no Brasil e no mundo. O DVT é um dia muito importante para nós. Levamos nossa energia e capacidade de realização para todas instituições beneficiadas. A participação dos voluntários fez a diferença na vida de milhares de pessoas de norte a sul do país”, declara Christian Gebara, CEO da Vivo.
O Dia dos Voluntários faz parte do Programa de Voluntariado. Uma ação global do grupo Telefônica, que atua há mais de 20 anos no Brasil e tem como objetivo incentivar os colaboradores a se envolverem, cada vez mais, em ações que vivenciem valores como solidariedade e empatia em prol de um mundo mais justo e igualitário.
No DVT os voluntários se mobilizam em ações realizadas em um único dia, e, pelo segundo ano consecutivo, dedicaram o seu tempo em ações digitais, beneficiando pessoas atendidas por 64 projetos em 55 cidades brasileiras.
Confira os principais resultados do Dia dos Voluntários em 2021:
Voluntariado, educação e ações especiais
“Reforçando nosso compromisso social, mais de 61% das instituições beneficiadas este ano tiveram foco em educação. Juntos, podemos apoiar a melhoria da educação pública brasileira. Cada um do seu jeito e com a sua habilidade”, destaca Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.
Projetos voltados à diversidade, à saúde e à assistência social também foram contemplados este ano pelo DVT. Diversas palestras, workshops e oficinas foram realizadas durante todo o dia, usando as habilidades de cada colaborador para transmitir a solidariedade.
Nas instituições com foco em educação, foram feitas atividades como aulas de reforço, dicas de como preparar um currículo, simulação de entrevista de emprego e lives sobre carreira.
E pela primeira vez, o Dia dos Voluntários promoveu uma ação especial para algumas lojas. Em 20 lojas da Vivo no estado de São Paulo, sendo dez lojas da capital paulista e outras dez do interior, os colaboradores fizeram uma mobilização exclusiva com os clientes. Como parte de uma campanha do “Outubro Rosa”, mês de conscientização da doença, os clientes tiveram acesso a um informativo elaborado com apoio do Instituto Protea, que atua na prevenção do câncer de mama.
Além da ação realizada para o DVT, a Fundação Telefônica Vivo fará um aporte financeiro para o Instituto Protea. Serão doados R$ 75 mil para um projeto do Instituto, em parceria com o Hospital Santa Marcelina (zona leste de SP), para custear procedimentos preventivos do câncer de mama para mulheres de baixa renda. A doação irá permitir que cerca de 625 mulheres façam uma mamografia, exame essencial para identificar lesões, nódulos e assimetrias, e passem por consulta médica.
O programa tem como objetivo diminuir o tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento e, consequentemente, diminuir a taxa de mortalidade da doença no Brasil.