O Dia dos Voluntários chegou ao Rio Grande do Sul. Mais de 200 voluntários se uniram em uma corrente de solidariedade em duas cidades gaúchas e revitalizaram uma escola pública e uma entidade de acolhimento para crianças
O Dia dos Voluntários Telefônica Vivo (DVT) chegou ao Rio Grande do Sul em 18 de outubro e beneficiou mais de 1.100 pessoas. O evento aconteceu simultaneamente em duas cidades, Porto Alegre e Caxias do Sul, e contou com a participação de 230 pessoas, entre colaboradores, familiares e amigos.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, em Porto Alegre, e a Entidade de Assistência à Criança e Adolescente (ENCA), de Caxias do Sul, foram revitalizadas com nova pintura, reformas, jardinagem e consertos gerais. Houve ainda oficinas de empregabilidade, interação e recreação para as comunidades que trabalham nos locais, que abriram suas portas para o Dia dos Voluntários RS.
Adiado, mas não esquecido
A 20ª edição do Dia dos Voluntários Telefônica aconteceu em todo o Brasil em junho deste ano. Mais de 50 instituições (70% delas ligadas à educação pública), localizadas em 39 cidades, receberam benfeitorias de 10.000 voluntários que participaram da ação. Ao todo, 39 mil pessoas foram impactadas. Devido às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, o evento não pôde acontecer com as demais regiões brasileiras, em junho.
“Tenho a honra de realizar a abertura do nosso principal projeto de Voluntariado Corporativo, no ano em que celebramos dois importantes marcos: 25 anos da Fundação Telefônica Vivo e a 20ª edição do Dia dos Voluntários Telefônica no Brasil, que agora se completa com a realização no Rio Grande do Sul”, disse Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, na abertura do evento, em Porto Alegre.
“Para o ‘dia D’ do DVT acontecer, há um time enorme de colaboradores voluntários trabalhando ao longo de todo o ano. Então chegar esse momento é, de fato, a concretização do projeto. No Rio Grande do Sul, a ação é ainda mais especial porque sabemos a importância do apoio em casos como os das cidades que foram atingidas. Por isso, estamos comprometidos com o estado por meio de parcerias com a secretaria de educação, que é o foco da atuação da Fundação”, explica Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
As ações do Dia dos Voluntários RS também aconteceram em 13 lojas próprias da Vivo nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Os colaboradores incentivaram os clientes a criarem o hábito da leitura com as crianças e distribuíram e-books para apoiar a contação de histórias em casa.
Mão na massa
Fernanda Dias Marques Alves, funcionária da Vivo em Porto Alegre e vice-embaixadora do Programa de Voluntariado, participa do DVT desde sua primeira edição. Para ela, o evento é “muito gratificante, uma forma de doação e compartilhamento de habilidades que resulta em conexão com o ambiente escolar”.
Alves ressaltou o acolhimento da escola Chico Mendes, numa região carente da capital gaúcha, no bairro que tem o nome do poeta gaúcho Mário Quintana. “Este é o segundo ano que o Dia dos Voluntários Telefônica foi realizado na mesma escola e, desde a primeira vez, fomos muito bem recebidos pela comunidade escolar e pelos moradores do entorno.”
Os alunos da escola estavam presentes e Cristiane Marques, embaixadora do Programa de Voluntariado em Porto Alegre, se emocionou com a alegria dos pequenos. “Ouvi uma criança na recreação dizer que estava brincando pela primeira vez naquele tipo de brinquedo pula-pula!”, afirmou. “Eles estavam eufóricos.”
Ela também contou que conversou com a diretora da unidade, Luiza Coelho, que se mostrou muito satisfeita com o evento. “A diretora me disse que a escola mudou muito, pra melhor, depois do Dia dos Voluntários RS.” E não só nos aspectos materiais visíveis, como pintura e melhorias, mas também nos intangíveis. “A diretora disse ainda que sentimentos de merecimento, gratidão e orgulho tomaram conta de alunos e funcionários depois do DVT do ano passado e certamente ocorreria o mesmo desta vez.”
Sentimento de realização
Outra veterana em voluntariado é Jessica Melke. Ela é embaixadora do Programa de Voluntariado em Caxias do Sul e está participando pela sétima vez. Responsável por mobilizar colaboradores da Vivo para participar das ações de voluntariado, Melke tem vivência no assunto. Já organizou campanhas de recolhimento de agasalhos e de alimentos durante a pandemia e as enchentes — e sempre atrai também pessoas da comunidade.
Nesta oportunidade, que ela considera especial justamente por ser o primeiro Dia dos Voluntários realizado no RS após a tragédia provocada pelas chuvas, além de pessoas da comunidade, levou seu marido e seu irmão. “Minha experiência sempre é muito rica de afeto. Então sempre recebo muito mais do que estou doando no momento, em sorrisos e acolhimento”, relata.
Ela se emocionou ao ouvir do coordenador da Entidade de Assistência à Criança e Adolescente (ENCA) que era um dia muito especial para as crianças. “Por isso, ter uma data que nos disponibiliza estar junto de quem precisa vai além de estatísticas de entregas”, explicou Melke.
Sua colega Camila Correa da Costa, vice-embaixadora do Programa de Voluntariado em Caxias, concorda que o trabalho voluntário extrapola quaisquer metas. “Muitas vezes o voluntário se beneficia muito mais do que a pessoa que recebe a ajuda. Porque trocar experiências e poder proporcionar mudança na vida das pessoas deixam um sentimento de realização, de um propósito maior”.
Dia dos Voluntários RS em imagens
Na galeria abaixo, você confere algumas das ações realizadas no Rio Grande do Sul.
Ação premiada
O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo é hoje uma das principais iniciativas de voluntariado empresarial do Brasil e, em setembro, venceu o “Prêmio Aplaude 2024 – Ações Voluntárias que Transformam”, na categoria “Programa de Voluntariado do Ano”.
A premiação, promovida pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), reconhece empresas e organizações que influenciam, inspiram e transformam o país por meio de ações voluntárias, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, dos pressupostos da Agenda ESG e dos Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos (UNGP).
“Hoje a gente tem um programa muito voltado também para apoiar a educação pública. E, por isso, vemos o quanto o voluntariado é potente, o quanto o voluntariado pode fazer história também ajudando os estudantes das escolas brasileiras a terem um estudo mais adequado. Portanto, a terem uma estrutura nas escolas mais adequada.” ressaltou Alessandra Mondenini, Gerente do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, no seu discurso durante a premiação.