Mais de 1.300 empregados do Grupo Telefônica em São Paulo participarão da quinta edição do Dia dos Voluntários Telefônica. Conheça a iniciativa!

Dia dos Voluntários Telefônica mobiliza 1.300 empregados para reforma de instituição em Osasco

Mais de 1.300 empregados do Grupo Telefônica em São Paulo participarão da quinta edição do Dia dos Voluntários Telefônica, marcado para 1º de outubro.

Como acontece todos os anos, os voluntários dedicarão o dia de trabalho à reforma da sede de uma instituição que atenda crianças e adolescentes, público-alvo do investimento social do Grupo. Neste ano, a beneficiada será a AME – Associação das Mulheres pela Educação, que tem 24 anos de atuação em Osasco.

O Grupo Telefônica realizará o Dia dos Voluntários, simultaneamente, em 19 países onde possui operações, na América Latina e Europa, e envolverá aproximadamente cinco mil empregados. No Brasil, a atividade acontecerá em cinco cidades brasileiras – Osasco, Hortolândia, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro – e contará com a participação total de 1.700 pessoas.

Em Osasco, uma parte dos voluntários dedicará o dia a obras de infraestrutura na principal unidade da AME, que foi escolhida para o trabalho de reforma dentre as oito mantidas pela associação. Ali, são atendidas 400 crianças e adolescentes de zero a 14 anos, dentre os 1.100 beneficiados por toda a entidade. Serão realizadas pinturas e grafitagem; reforma da biblioteca, que ganhará seis mil volumes; revitalização do playground, que até então estava em desuso; além de reformulação de banheiros e sala de aula; jardinagem e horta.

“Vamos dar uma cara totalmente nova à sede da organização, o que certamente contribuirá para a melhoria do atendimento prestado”, anuncia Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica, que é responsável pelo programa Voluntários Telefônica junto com as áreas de Comunicação e Recursos Humanos da empresa.

Paralelamente, outra parte dos empregados desenvolverá atividades recreativas com as crianças na sede do SESI da cidade durante todo o dia, enquanto um terceiro grupo de voluntários realizará o plantio de 100 mudas de árvores em duas praças do Jardim Baronesa. Também haverá equipes oferecendo palestras motivacionais a toda a equipe de funcionários da AME.

Reforço institucional

Na verdade, o trabalho com a AME de Osasco começou em março, quando foi escolhida para ser beneficiada pelo programa Voluntários Telefônica, e se estenderá até dezembro. Foi montado um grupo de “voluntários digitais”, que desenvolveu site e blog para a organização, além de páginas nas principais redes sociais; uma equipe que se propôs a dar consultoria administrativa e de marketing, com o intuito de fortalecer institucionalmente a entidade; além de ter sido foi promovida coleta de material escolar e brinquedos, e compra de móveis e utensílios. Por fim, a Atento, empresa do Grupo Telefônica, se dispôs a reformar o veículo da AME, uma perua Kombi.

Todas as empresas do Grupo Telefônica e algumas parceiras, como Habib´s, Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco, SESI-SP, Take 1 Imagens e Construtora Zoponi, estarão envolvidas nas atividades.

O Dia dos Voluntários Telefônica deste ano será finalizado com o lançamento do hotsite do livro que comemora os cinco anos do programa Voluntários Telefônica, a ser lançado em dezembro. No endereço www.voluntariostelefonica5anos.org.br será possível visualizar histórias, depoimentos e fotos dos projetos desenvolvidos no período.

O programa visa a estimular e permitir que os empregados se envolvam em cinco linhas de atuação, que incluem: doações aos Fundos da Infância e da Adolescência; campanhas para doação de sangue e brinquedos, entre outras; capacitações; apoio a projetos em que os empregados já são voluntários; e o próprio Dia dos Voluntários. O Voluntários Telefônica possui mais de 4.500 empregados inscritos.

Sobre a Fundação Telefônica no Brasil
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.