Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é comemorado mundialmente em 20 de dezembro e originou a Declaração do Milênio das Nações Unidas.

A origem – e importância – do Dia Internacional da Solidariedade Humana

Criado em comemoração à primeira década das Nações Unidas para a erradicação da Pobreza, durante a Cúpula do Milênio, em 2000, o Dia Internacional da Solidariedade Humana originou a Declaração do Milênio das Nações Unidas, documento que reúne os planos de todos os Estados Membros da ONU para melhorar a vida dos habitantes do planeta no século XXI.
Nela, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais mais importantes para as relações internacionais neste século. A celebração, que acontece todo dia 20 de dezembro, visa destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, que só são possíveis por meio da solidariedade entre as nações, povos e indivíduos.
A data é uma oportunidade para pensarmos na importância de agirmos juntos em prol da sociedade, sem esperar nada em troca.

Dia Internacional da Solidariedade Humana
Dia Internacional da Solidariedade Humana