Por todo o país, a próxima semana será o momento de uma série de atos e manifestações públicas lembrando o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A data, criada em 2000, tem o objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa violação.

A escolha da data se refere a 18 de maio de 1973, quando Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em Vitória (ES) por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar de diversas pessoas terem testemunhado o crime, não houve denúncia e o caso ficou impune.

Veja abaixo as atividades já programadas (caso queira divulgar atividades que ainda não estão no Portal, envie informações por email para promenino@fia.com.br):

NACIONAL

ARACAJU (SE)

Atividades promovidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e outros: 16/05 – Marcha pela Orla do Atalaia às 9h18/05 – Mesa Redonda com a Rede de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

8h, no Ministério Público Estadual 24/05 – Lançamento do o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e AdolescentesAlém de Aracaju, farão parte dessa programação os municípios de Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Barra dos Coqueiros, Estância, Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro, Boquim e Lagarto.BRASÍLIA (DF)

Atividades organizadas pela SEDH e pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (61 3347 8524 ou no site do Comitê) e outros:

16/05 – Ato Público Protagonismo Juvenil no “18 de Maio”

9h, no Parque da Cidade17/05 – Sessão Solene em homenagem póstuma à senhora Neide Castanha

10h, no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados

Exibição do Filme “Sonhos Roubados” de Sandra Werneck, seguido de debate

14h, no Cinemark do Pier 21

Avant Première da peça “A Trajetória X”, dirigida pelo diretor Fernando Villar