A Diretoria de Infraestrutura e Operação de TI da Vivo realiza a doação de equipamentos de informática em bom estado de conservação para instituições de todo o país. O objetivo é potencializar o acesso à cultura digital

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Imagem mostra um grupo de 12 voluntários; são 10 homens e 2 mulheres. Eles estão reunidos em uma sala, ao fundo há uma parede na cor roxa. Eles usam camisetas com a frase sou voluntário telefônica

Um dos objetivos do programa de voluntariado da Vivo é incentivar os colaboradores da empresa a se envolverem em atividades para que pratiquem ações pautadas pela solidariedade e pela empatia, para um mundo mais justo e igualitário. Nesse sentido, a equipe da Diretoria de Infraestrutura e Operação de TI da Vivo adotou como prática uma iniciativa que tem tudo a ver com o seu negócio: a doação de equipamentos de informática.

Assim, itens como notebooks, desktops e monitores em bom estado de conservação e de usabilidade são entregues para instituições beneficiadas pelo Programa de Voluntariado. A equipe mantém essa rotina há cerca de quatro anos. O objetivo é potencializar o acesso de cada vez mais pessoas à cultura digital.

“A Fundação Telefônica Vivo apoia a educação pública na cultura digital, esse é o nosso compromisso: educar para transformar, digitalizar para aproximar. Então, essas doações fazem todo o sentido. Pois apoiam as instituições e escolas beneficiadas para que desenvolvam as competências digitais dos jovens que elas assistem” afirma Lilian Borges, Consultora de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo.

Doações beneficiam mais de 23 mil crianças e jovens

Assim sendo, desde que a doação de equipamentos de informática começou a ser feita,  já foram entregues 1.412 equipamentos às instituições. Só para ilustrar, em 2022 foram doados 563 itens para 30 projetos. Sendo que 23 desses projetos têm como foco a educação. Como resultado, mais de 23 mil crianças e jovens de instituições vinculadas ao programa foram beneficiadas este ano.

As instituições sociais contempladas pela iniciativa da Diretoria de Infraestrutura e Operação de TI da Vivo utilizam os equipamentos recebidos pela doação para a criação de espaços de informática. Ou mesmo para a revitalização de suas áreas administrativas.

Lidia Moura, diretora da Escola Estadual Alberto Torres, de São Paulo (SP), conta que os equipamentos de informática impactaram positivamente no aprendizado dos estudantes.

“Fica evidente a importância dos equipamentos doados à escola. Os notebooks já estão em utilização no laboratório de ciências. Bem como na elaboração dos projetos do itinerário formativo sobre sustentabilidade. De fato, o laboratório de práticas experimentais com os equipamentos possibilitou que professores e alunos vivenciassem a aprendizagem de forma significativa”, declara.

Equipamentos de informática na rotina escolar

“Com a doação feita pela Vivo, foi possível realizarmos uma série de ações. Uma delas foi a montagem de uma sala multimídia em nossa sede. Certamente, esse espaço será muito importante para garantir o acesso das crianças e adolescentes à tecnologia e à informatização. Principalmente dando suporte à educação e à formação da cidadania”, comenta Demetrius Demetrio, gestor da Comunidade dos Pequenos Profetas, de Recife (PE).  Há mais de 30 anos, a ONG atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na capital pernambucana.

Doações feitas à Comunidade dos Pequenos Profetas

Do mesmo modo, a doação de equipamentos de informática está sendo muito bem recebida pelas crianças e adolescentes assistidos pelo INPAR, no Rio de Janeiro (RJ). Aliás, até mesmo os responsáveis pelos jovens atendidos pela instituição utilizam os equipamentos recebidos.

“Nossos equipamentos para os cursos de informática estavam defasados. Porém, com a doação, melhoramos nossas aulas. Os cursos de informática são muito importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, ajudando no desempenho escolar, inserção digital e empregabilidade. Familiares das crianças e jovens beneficiados também são atendidos por nós”, declara Jackson Guedes, diretor do INPAR.

Já Cleide da Rosa, gerente da Associação Criança Feliz, localizada na região norte de Caxias do Sul (RS), destaca a grandeza do projeto da ONG a partir da doação dos equipamentos à instituição.

“Atendemos diariamente 230 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos. As oficinas de inclusão digital estão sendo realizadas para quatro turmas diariamente. Afinal, o projeto possibilitou a reforma da sala de informática, substituição da rede elétrica, aquisição de bancadas para os computadores e ampliação do número de equipamentos, Assim, são 60 crianças e adolescentes atendidos nesta oficina”, conclui

Instituições beneficiadas pelo Programa de Voluntariado recebem doação de equipamentos de informática