Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Documentário Catavento – Tudo ao seu tempo, idealizado pela Fundação Telefônica, aborda a exploração infantil em suas diferentes formas.

Documentário Catavento – Tudo ao seu tempo, idealizado pela Fundação Telefônica, aborda a exploração infantil em suas diferentes formas.
“Dizem por aí que é melhor trabalhar do que roubar, que o trabalho enobrece e que é preciso trabalhar para ajudar a família”. É com essa frase, conhecida e reproduzida por muitos, que se inicia o documentário Catavento – Tudo ao seu tempo, sobre trabalho infantil.
Dividido em sete episódios, cada um trazendo uma abordagem distinta, o projeto traz à tona a necessidade de se continuar buscando formas efetivas de eliminar o trabalho da vida desses meninos e meninas, aproximando-os da educação e de uma vida digna. A produção será exibida no Canal Futura nos dias 5, 6, 7,8, 9, 12 e 13/12, às 19h (episódios inéditos) e nos dias 6, 7, 8, 9, 10, 13 e 14 à 1h (reprises). O documentário está disponível no canal da Fundação no YouTube e no acervo online.
O documentário fecha um ciclo de 13 anos de atuação da Fundação Telefônica Vivo no combate ao trabalho infantil a partir do projeto Promenino, com o objetivo de defender os diretos das crianças e adolescentes – uma referência sobre o tema no Brasil.
Dentre os temas abordados, estão a aceitação da sociedade em relação às diversas formas de trabalho infantil, o papel da família e da escola no processo de conscientização e erradicação dessa prática. Cada episódio aborda um viés diferente, desde o modelo de trabalho infantil permitido por lei na forma de aprendiz até a presença de crianças e adolescentes em atividades ligadas ao crime. Também serão mostrados o trabalho doméstico, os riscos e as situações enfrentadas pelas crianças que assumem essa responsabilidade, e os exemplos de pessoas envolvidas no combate ao trabalho infantil.
Com narração e depoimento de Daniela Mercury, embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o documentário também dá voz a médicos, psicólogos, educadores sociais, conselheiros tutelares, adolescentes e especialistas da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
“Queremos inspirar mais educadores, pais, especialistas e a sociedade em geral a manter o foco na erradicação do trabalho infantil. Uma criança que não tem a chance de se desenvolver de forma saudável e conquistar seu espaço pela educação nunca será um cidadão pleno”, afirma Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Para ele, grandes passos já foram dados para a erradicação da exploração infantil, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. “Nós temos que exigir cada vez mais, tanto da iniciativa privada, quanto do governo. Nossa provocação à iniciativa privada é: ‘analise a sua cadeia de valor, estimule o programa jovem aprendiz e exija da cadeia inteira produtiva que seja abolido o trabalho infantil’”, finaliza Americo.
Confira o documentário Catavento – Tudo ao seu tempo
Emissora: Canal Futura
Exibições inéditas: 5,6,7,8,9,12 e 13 de dezembro, às 19h
Reprises: 6,7,8, 9, 10, 13 e 14 de dezembro, à 1h
O documentário Catavento – Tudo ao seu tempo também está disponível no canal da Fundação no Youtube.

Documentário reúne histórias sobre o combate ao trabalho infantil
Documentário reúne histórias sobre o combate ao trabalho infantil