Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Quatro encontros serão realizados nas ETECs participantes do programa de apoio ao empreendedorismo social para formar cerca de 60 professores

Valorizar a formação de professores e prepará-los para orientar os alunos em sua trajetória empreendedora é também uma preocupação do Pense Grande. Para dar ainda mais suporte ao desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, o programa inverte o foco para os educadores, propondo integrá-los à metodologia aplicada aos jovens das ETECs participantes do programa.

Serão quatro encontros formativos com cerca de 60 professores. As atividades aprofundarão o olhar sobre os seguintes eixos temáticos: o IndivíduoEmpreendedorismo e TecnologiaComunidade e Pitch do Professor. O primeiro encontro aconteceu em setembro, na ETEC Irmã Agostina, zona sul de São Paulo, e trabalhou a perspectiva como indivíduo e profissional.

O objetivo da iniciativa é justamente fazer com que os educadores dialoguem com o que foi aprendido por seus alunos no Pense Grande, provocando reflexão sobre suas estratégias pedagógicas a fim de darem maior sustentação no desenvolvimento de empreendimentos sociais. “Se o aluno entra em contato com toda uma metodologia e não encontra eco em sala de aula, se desestimula”, diz Mônica Mandaji, consultora do Instituto Conhecimento para Todos e responsável pela formação.

Pedagogia da transformação

Durante o primeiro encontro os participantes foram convidados a descobrir novidades sobre eles mesmos por meio de dinâmicas interativas. Focaram em traçar o perfil profissional, estabeleceram conexões com outros colegas e, para finalizar, realizaram a atividade “Você se lembra?”. Nela, cada participante relembrou o porquê de ter escolhido a profissão, além de falar sobre qual professor foi mais marcante em sua formação.

A intenção é trazer inspirações e trocas de conhecimento para basear cada etapa. São ao todo 32 horas de formação, divididas entre encontros presenciais e à distância. O lúdico é o elemento que norteia todo o processo. À medida que os professores conquistam novos desafios, são premiados com os chamados “superpoderes”, que vão desde tolerância até o uso da tecnologia, para transformá-los em profissionais mais antenados e com olhar ampliado.

“O professor irá vivenciar as principais etapas do Pense Grande, inclusive o pitch. No último encontro, cada educador apresentará o seu pitch e compartilhará o seu projeto ou a didática que colocou em prática. A ideia é que percebam que podem inovar e empreender em sala de aula”, conta Mandaji sobre a programação metodológica da formação.

O que dizem os professores?

Para Patrícia Matarazo, da ETEC Prof. André Bogasian, foi justamente o engajamento que a motivou a procurar a formação de professores. “Na minha escola, os professores estão começando a se envolver mais com o Pense Grande. Eles estão mais curiosos e interessados em aprender a metodologia”, relata a educadora, acrescentando que outros seis colegas participam da iniciativa.

Já o professor Jacy Ferreira Brada, da Fatec Guarulhos, enxerga a oportunidade como uma extensão para a transformação, não só do ensino dos alunos, mas também como indivíduo. “Vejo essa oferta como um auxílio a cobrir a lacuna de atualização que o professor sempre precisa. É um processo: mudar a sala de aula vai elevar a mudança em quem está em formação, ansioso para se transformar em alguém que faz a diferença”, conta.

O encerramento dos encontros contará com a apresentação das ideias de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos professores e será em novembro na ETEC Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo. Até lá, será formada uma rede de aprendizado e fortalecimento para ampliar ainda mais os recursos de jovens empreendedores!

É a vez deles! Pense Grande também trabalha a formação de professores
É a vez deles! Pense Grande também trabalha a formação de professores