Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O painel Educação.com aconteceu no RIA Festival e foi mediado por Luciano Meira, com foco na discussão sobre como inovar na educação. Confira os destaques!

O painel Educação.com debate o conhecimento na era digital

A pauta educação não podia ficar de fora do RIA Festival 2014. O evento, no qual foi lançada a Pesquisa Juventude Conectada, queria debater qual era o modelo de escola que mais faria sentido no mundo atual e os desafios do uso da tecnologia como aliada.
No painel Educação.com, mediado pelo psicólogo, pedagogo e matemático Luciano Meira, desenvolveu-se a discussão sobre como inovar na educação e sobre o desafio de aproximá-la de um mundo em constante mudança, sobretudo por causa da velocidade da internet e dos efeitos que a sua, quase, onipresença gera na mente das crianças e jovens nativos digitais.

A primeira fala foi a de Viviane Mosé, psicóloga, psicanalista, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas e doutora em filosofia. Nela, Viviane debateu sobre como as mudanças do tempo geram mudanças cognitivas, e que a educação, que pode ser compreendida como a forma de completar um ser, deve acompanhar essas mudanças questionando-as sempre. Segundo ela, “Vivemos um novo renascimento, a explosão da consciência, a mudança da nossa cognição que abre caminho para o fim da gestão piramidal. Vivemos um momento em que tudo explode, e saímos de um raciocínio linear, que parte de um ponto para chegar a outro, para a rede.”.

Na mesma linha da mudança, André Gravatá, jornalista, doutorando informal e escritor apaixonado por educação, trouxe ao debate estatísticas que mostram que a educação precisa mudar se quiser incluir todas as crianças e jovens brasileiros. Segundo ele, investimento e inovação são as chaves para que os jovens obtenham mais sucesso escolar e consigam vencer os desafios da vida contemporânea. “Todos nós somos educadores, assim como somos aprendizes. Educador é o que está no processo de troca, levando a sério isso.” esse é o mote inspiracional que tira a educação somente da escola e traz a internet e outros agentes como complementares no aprendizado, estimulando a autonomia do jovem em construir seu próprio conhecimento.
Já Seth Schoenfeld, CEO do Escritório de Inovação do Departamento de Educação da cidade de Nova Iorque (NYC DOE) e líder do Departamento da Zona de Inovação (iZone), falou sobre a experiência de implementação de inovações na educação dos alunos na cidade, e sobre como isso diminuiu a evasão escolar e o orçamento da prefeitura, tornando-se uma política pública extremamente sustentável e saudável. “Pensamos em escalabilidade para disseminar a implementação de boas ideias.” foi a ideia central de seu discurso.
O painel terminou em debate com a plateia e com diversas pessoas que assistiram o evento via streaming. Infelizmente foram tantas as perguntas que não foi possível responder a todos, porém a reflexão já colocou a “pulga atrás da orelha” de todos que acompanharam o painel, quem sabe possamos contar com inovações na educação em um futuro breve.
Assista aqui ao painel completo!

Educação.com: A busca por conhecimento na era digital
Educação.com: A busca por conhecimento na era digital