O ex-jogador de basquete visitou os jovens da Aldeia do Futuro, instituição beneficiada pelo Dia dos Voluntários

#Voluntariado

Na imagem, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt cumprimenta um jovem da ong Aldeia do Futuro

O dia 13 de outubro entrou para a história da Aldeia do Futuro, uma das instituições beneficiadas esse ano pelo Dia dos Voluntários. Afinal, a organização recebeu a visita do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt para um bate-papo com os 200 jovens assistidos pela ONG. A presença de Oscar, que é referência para o esporte mundial, fez com que a relação entre educação e esporte ganhasse novos contornos nos projetos de vida daqueles jovens.

O atleta foi convidado para inaugurar o “Espaço Oscar”, uma surpresa da instituição para o jogador, que conta com paredes grafitadas pelo artista Arnaldo Degasperi e uma cesta de basquete. Ao mesmo tempo em que homenageia a trajetória de Schmidt, o ambiente foi feito para incentivar o desenvolvimento dos jovens através do esporte.

Além disso, a inauguração faz parte das ações promovidas pelo Comitê de Voluntariado iniciadas durante o Dia dos Voluntários. Na ocasião, voluntários da Vivo reformaram nove ambientes da organização e instalaram fibra óptica e 32 computadores no novo laboratório de informática.

O Sponsor André Maia, diretor de Serviços ao Cliente da Vivo, por acompanhar todo planejamento para realização do DVT, se mobilizou para inspirar os jovens da instituição e convidou o Oscar Schmidt para a visita.

“Com a presença de Oscar, entregamos mais do que melhorias na infraestrutura. Afinal, esse momento de troca de experiências está alinhado ao propósito educacional da parceria com a Aldeia do Futuro. Assim, aproximamos esses jovens de referências que inspiram projetos de vida transformadores”, conclui André.

Educação e esporte: o impacto das referências

Ao entrar no auditório, Oscar Schmidt atraiu olhares de admiração. De tal forma que durante mais de uma hora, o ex-jogador respondeu a perguntas entusiasmadas dos jovens e adultos presentes no bate-papo. Nesse meio tempo, o debate girou em torno dos desafios, conquistas, rede de apoio e relação entre educação e esporte.

Como resultado de mais de 30 anos de carreira como jogador profissional, Oscar se tornou um exemplo de resiliência. Desde que deixou as quadras, já realizou mais de 800 palestras e reforçou o compromisso de impactar positivamente as gerações futuras.

“De fato, todos nós estamos sempre em busca de referências. E, definitivamente, o esporte é uma grande escola. Afinal, foi através dele que eu aprendi a conviver com as frustrações da vida. Por isso, poder compartilhar um pouco dessa trajetória com pessoas que são vencedoras de suas próprias realidades é gratificante”, comenta.

Para jovens como Lucas Oliveira, 21 anos, ter estado na presença do atleta foi inspirador. “Principalmente quando ele falou sobre a importância de continuar treinando apesar das dificuldades. Então, isso me fez querer lutar pelos meus sonhos com a mesma dedicação”, conta o estudante de Informática.

Já para Vitor Queiroz, 19 anos, ouvir sobre a trajetória de Oscar despertou nele a consciência de seu papel como agente de mudança. “Seja como gamer, advogado ou até presidente, quero fazer algo que possa contribuir para melhorar a história do país. Nunca vou esquecer esse dia!”, afirma.

Lições do esporte para a educação

Ao longo de 2022, a Fundação Telefônica Vivo acompanhou de perto o trabalho realizado pela Aldeia do Futuro. Por meio do Comitê de Voluntariado, as duas organizações atuaram juntas para planejar ações e melhorias que fizessem sentido para a comunidade.

“Acima de tudo, queremos reforçar a importância de resistir mesmo diante dos obstáculos. Por isso, a presença do Oscar é tão representativa para esses jovens, que já crescem com uma perspectiva de sonhos inalcançáveis”, reflete Scheila de Oliveira, coordenadora de programas educacionais da Aldeia do Futuro.

Certamente, as melhorias na infraestrutura feitas durante o Dia dos Voluntários contribuíram para motivar a comunidade, que agora vê possibilidades de usar os recursos para potencializar sua formação profissional e socioemocional. Até o momento, cinco pessoas que participam dos cursos oferecidos pela Aldeia do Futuro já foram empregadas pela Vivo.

“Nesse sentido, essa parceria é muito estratégica para nós pois compartilhamos o mesmo propósito de impactar positivamente o futuro dos nossos jovens através da educação. Dessa forma, seremos capazes de capacitar cidadãos conscientes e preparados para o século XXI”, finaliza Denis William da Silva, presidente da Aldeia do Futuro.

Oscar Schmidt incentiva educação e esporte em ONG de São Paulo