Escolas que aderiram ao projeto Aula Digital participaram dos módulos Gestão Inovadora, Espaços Diferenciados e formação Kit Tec
Desde abril, aproximadamente 2 mil educadores das escolas beneficiadas pelo Projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo, recebem formação em Manaus e Sergipe. Os encontros consolidam a parceria com as redes de ensino por meio do envolvimento e da participação direta dos membros e técnicos das secretarias da educação participantes, com excelente receptividade dos educadores.
Os módulos Gestão Inovadora, destinado a diretores e coordenadores pedagógicos, e Espaços Diferenciados, para coordenadores pedagógicos e professores, foram aplicados às escolas que aderiram ao projeto em 2018. As que aderiram em 2017 receberam a formação Kit Tec, para apresentar os recursos e as possibilidades de uso da maleta entregue.
Participaram da formação de oito horas diretores, coordenadores pedagógicos e professores, além de técnicos e coordenadores de Telecentros. A ideia é sensibilizar os educadores novatos no Aula Digital para a temática de Inovação Educativa, conhecendo as premissas e recursos do projeto.
Sergipe
Yara Moraes de Oliveira, formadora do Instituto Paramitas, parceiro executor do projeto em Sergipe, comemorou o sucesso das formações. O Instituto também aproveitou para promover encontros sobre O Papel do Professor. “Foi muito importante abordar as diversas maneiras de ocupar espaços além da sala, para enriquecer a dinâmica das aulas”, disse Yara.
Segundo Yara, a conversa com os diretores e coordenadores também foi importante para refletir sobre o trabalho em equipe. “A ideia é que eles possam se abrir e trabalhar juntos com o professor. Para as escolas novas que ainda não receberam as maletas, sempre enfatizamos que o nosso projeto não se trata apenas de recursos tecnológicos, mas de inovação educativa. Os equipamentos são um suporte didático a mais.”
Foi por isso que as escolas que iniciaram a formação no ano passado e receberam os kits tecnológicos em 2018 comemoraram tanto a chegada dos equipamentos. “Elas estão associando os recursos tecnológicos ao planejamento pedagógico. Já recebemos relatos de aumento na frequência escolar, porque a proposta é nova e dinâmica”, disse Yara.
Manaus
Thessyvanda Torres, formadora da Fundação Vitória Amazônica, parceira executora do projeto em Manaus, também já vem recebendo relatos positivos a respeito das formações. “Temos colhido bons frutos. Uma escola utilizou a metodologia Canvas – Modelos de Negócios para desenhar o protótipo de um espaço para receber a maleta. Quando realizamos a visita, vimos que o ambiente já está sendo construído e é muito acolhedor”, contou Thessyvanda.
Para Thessyvanda, não adianta ter o melhor recurso do mundo se o professor não é qualificado para fazer bom uso da tecnologia. “Para que serve a tecnologia se continuamos com as mesmas práticas?”, questionou. Segundo a formadora, em seus encontros, o Aula Digital é um meio percussor dessa transformação, pois propõe diversas possibilidades de inovação.
“As escolas ficaram muito felizes, mesmo as que não receberam os kits ainda. Em todas as atividades, convidamos os educadores a executarem as atividades que propomos. Por exemplo, falamos sobre a realização de Assembleias com os gestores e fizemos uma para eles conhecerem. Também incentivamos os educadores a fazerem protótipos com massinhas de como imaginavam novos desenhos para a sala de aula e para a escola. Acreditamos na cultura maker, convidando alunos e professores à prática.”