Série Janelas de Inovação mostra como escola se abriu à comunidade e reduziu violência em Heliópolis

Alunos da EMEF Campos Salles

O 11º episódio da série Janelas de Inovação conta a história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles, mostrando como a instituição, localizada em Heliópolis, bairro pobre da Zona Sul de São Paulo, derrubou, literalmente, seus muros e levou o projeto educativo para toda a comunidade.

Uma das pioneiras na adoção de práticas inovadoras, a escola participa do programa Inova Escola, da Fundação Telefônica Vivo. A EMEF é inspirada pelo projeto Escola da Ponte, de Portugal, que tem entre seus princípios a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade.

A série mostra como os valores são aplicados no dia a dia da unidade, que fica no CEU (Centro Educacional Unificado) Heliópolis. A arquitetura aberta ao entorno, somada à articulação com a sociedade civil e os movimentos sociais fazem da Campos Salles uma referência no conceito de Bairro Educador, com reflexos na redução da violência na área e melhoria de diversos indicadores sociais.

O episódio do Janelas de Inovação mostra também como a escola trabalha a perspectiva integral da educação. Roteiros de ensino, compatíveis com cada série, dão liberdade de decisão aos estudantes, enquanto avaliações contínuas permitem acompanhar a evolução de cada um. As portas das salas foram retiradas, assim como as paredes que as separavam, transformando os espaços em salões onde todos trabalham em grupo.

A tecnologia, presente nos notebooks e no curso de robótica, também fica a serviço desse projeto pedagógico, em que alunos se tornam pesquisadores. Aos educadores, cabe o papel de orientar e motivar o desenvolvimento das competências do século XXI.

A EMEF Campos Salles é apoiada desde 2013 pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, responsáveis pela a introdução das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), adequando a infraestrutura do local.

Entre os benefícios está o fornecimento de internet e mais de 180 laptops para serem usados pelos alunos durante as aulas na escola. Além disso, o projeto apoia a utilização do  QMágico na escola, uma plataforma digital para abrigar os roteiros digitais usados em sala de aula – mais atraentes e interativos.
A série Janelas da Inovação vai ao ar toda quinta-feira no Canal Futura, às 22h, e os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo. O episódio sobre a EMEF Campos Salles será exibido no dia 29 de junho.

EMEF Campos Salles usa robótica para ensinar e envolve bairro nos projetos