Metodologia do Pense Grande, programa da Fundação Telefônica Vivo, vai inspirar o desenvolvimento de empreendimentos selecionados na 3ª edição da Aceleração Vai Tec
Empreendedores de diversas regiões periféricas de São Paulo estiveram juntos para o evento de lançamento do Aceleração Vai Tec – Programa de Incentivo a Iniciativas Tecnológicas, no dia 17 de outubro, na sede da prefeitura da cidade. A ideia do programa de aceleração é promover o desenvolvimento de empreendimentos da periferia que utilizam a tecnologia para colocar em prática um negócio sustentável.
A Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa), junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, selecionou, por meio de edital, 24 empreendimentos da periferia, entre 203 inscritos. A Fundação Telefônica Vivo também é parceira do Vai Tec, que terá metodologia inspirada no programa Pense Grande. Os contemplados receberão capacitações, oficinas, mentorias e acesso a rede de contatos durante seis meses.
Os empreendimentos são das mais variadas áreas: literatura, gastronomia, redes sociais, moda, economia criativa, ensino de idiomas, design, entre outros.
“Este projeto faz parte de uma crença da Fundação Telefônica Vivo no campo social e na juventude da periferia. Existe potencial, criatividade na periferia e a gente tem que dar a chance, formação e aprendizado para que tudo isso se desenvolva. O protagonismo e a empatia são os dois grandes pilares que nos movem. Só em conjunto podemos fazer a diferença”, disse Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Os empreendedores também receberam recurso financeiro de R$ 32 mil por projeto, que foi simbolicamente entregue na reunião, que também contou com presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, e da diretora da AdeSampa, Thais Piffer.
“A parceria com a FTV é muito importante para o desenvolvimento dos empreendimentos, porque oferece a eles visão estratégica e uma enorme bagagem de referências e parcerias que estão alinhadas com nossas ideias para o programa de aceleração”, considera a secretária Aline Cardoso.
Os negócios sociais apoiados pelo Vai Tec são exemplos que devem ser multiplicados, de acordo com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas: “geração de emprego formal e renda, uso sustentável da tecnologia, da informação e o desenvolvimento de uma atitude empreendedora – tudo o que esses jovens fazem – é muito importantes para melhorar a nossa qualidade de vida e para que cumpramos nosso papel de governantes, que é diminuir as distâncias sociais”.
Palavra de empreendedor
Um dos empreendimentos contemplados pelo Vai Tec, é o PLT4WayPLT4Way, uma escola de idiomas que populariza o ensino de inglês, para dar acesso ao aprendizado da língua a quem mora na periferia. Os idealizadores e realizadores do empreendimento, Diego Ramos e Diogo Bezerra, também participaram da incubação do programa Pense Grande.
Você pode conhecer mais sobre projetos como o PLT4way por meio do Pense Grande.doc, série que destaca casos reais de jovens empreendedores em 26 episódios e é exibo todas as quintas-feiras, às 22h15, no canal Futura. Você também pode acompanhar os projetos pelo site do Pense Grande.doc.
A 3ª edição da Aceleração Vai Tec – Programa de Incentivo a Iniciativas Tecnológicas, conta também com vários outros parceiros, como a Aliança Empreendedora, Emperifa, Apaje, Empreende Aí, Ideias de Futuro, Semente e Sense Lab. Nas duas primeiras edições do programa de aceleração, 138 projetos foram apoiados e mais de R$ 3 milhões investidos.“Não foi fácil largar o emprego e embarcar na aventura de ter um empreendimento na periferia, mas a partir do suporte do Pense Grande conseguimos transformar a vontade em conhecimento e prática. No período de incubação, descobrimos o que estávamos fazendo de errado, o que poderíamos melhorar e pudemos desenvolver diversas habilidades. De 2017 para cá, 200 alunos já passaram pela PLT4Way e a possibilidade de mudar vidas nos deixa muito felizes”, revela Diogo Bezerra.