Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo se reinventa no cenário de pandemia e fortalece a presença digital para continuar ajudando o próximo

Mais do que ajudar o próximo, cada ação concluída dentro do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo contribui para criar conexões, ultrapassar barreiras, unir corações a ideias e realizar sonhos. Foi com esse espírito acolhedor que o Encontro de Governança 2020 reuniu, de forma online, 63 embaixadores para celebrar o trabalho e dedicação dos voluntários, além de refletir como o voluntariado digital é fundamental para promover o bem durante a pandemia.

Espalhados por 47 cidades onde a Vivo atua, nas cinco regiões do Brasil, os embaixadores são responsáveis por liderar, gerenciar e engajar os demais colaboradores voluntários no planejamento e execução de projetos em instituições de causas variadas – da ajuda a idosos à melhoria de escolas.

“Gostaria de parabenizá-los, porque vocês são a coluna cervical do nosso programa! Este é, acima de tudo, um programa de transformação da sociedade. Você estão sempre buscando as melhores soluções e envolvendo seus colegas para mudar o mundo”, afirmou Carlos Ignacio Palacios, responsável global pelo Programa de Voluntários da Fundação Telefônica, aos embaixadores.

Durante o encontro, foram lembradas mudanças importantes na realização de projetos de apoio a instituições em todo o país. “O ano de 2020 nos fez repensar prioridades. Valorizamos mais nossas famílias, amigos, muitos estão sentindo saudades de quem ama e, principalmente, estamos pensando mais na nossa saúde. Todas as instituições precisam de apoio para inovar neste momento”, sintetizou Luanda de Lima, gerente sênior de Comunicação e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

Ações e investimentos em várias frentes

Já são cerca de R$ 40 milhões aplicados em ajuda humanitária e ações frente à Covid-19 em 12 Estados. Ao lado de parceiros como Comunitas, Gerando Falcões e Fio Cruz estão sendo distribuídos alimentos à população mais vulnerável e insumos hospitalares. Além disso, a Vivo também se uniu de forma inédita ao Santander na compra de 200 respiradores para reforçar a saúde pública no Brasil em oito Estados.

É também por meio de ações do Programa de Voluntariado que plataformas digitais de Educação ganham reforço. Em um trabalho que deverá começar em breve, colaboradores voluntários ajudarão na manutenção e readequação de links da Escola Digital, plataforma criada em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Fundação Lemann e apoio técnico da Fundação Vanzolini, que reúne cerca de 30 mil recursos digitais pedagógicos, como roteiros de estudo.

Além disso, por meio do aplicativo Pense Grande Digital, que oferece uma formação completa e gamificada sobre empreendedorismo social, 150 colaboradores voluntários da Vivo serão mentores de jovens que estão construindo um projeto de vida e vendo o empreendedorismo como caminho a ser seguido.

Os participantes contam ainda com plataformas específicas que facilitam as mais variadas ações de voluntariado digital. O Portal dos Voluntários concentra as ações do Programa e permite a criação de campanhas diversas, como de arrecadação ou engajamento. Já o Game do Bem, voltado para colaboradores, passou por uma reformulação recentemente e é um importante canal de mobilização digital que permite a realização de missões convertidas em ações no mundo real.

“A gente tem passado por muitas transformações. Transformamos o mercado como um todo, porque nosso Programa de Voluntariado é referência e temos muito orgulho de despertar interesse de outras empresas! Nosso programa é feito pelos colaboradores com o nosso suporte”, reconheceu Karina Daidone, gerente de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo durante o Encontro de Governança.

Uma semana para impactar realidades

Outra grande mudança anunciada no encontro foi a transformação do Dia dos Voluntários Telefônica na Semana dos Voluntários. Este ano, o evento acontecerá de forma 100% digital em 2020 com a meta de beneficiar mais de 180 mil pessoas. As ações lideradas pelos embaixadores serão elaboradas com o apoio da Atados, que desde 2012 conecta digitalmente voluntários e instituições.

“Tenho certeza de que estaremos juntos e, mesmo num ambiente adverso, teremos uma espetacular semana do voluntariado!”, incentivou Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo além de integrante do Comitê Executivo.

A fala dele foi acompanhada com entusiasmo por outra executiva do comitê, Niva Ribeiro, vice-presidente de Pessoas da Vivo. “Este momento de solidariedade se tornou muito importante. Não só para o engajamento, mas para mudar o estado das coisas, no ecossistema da sociedade em geral. E vocês, embaixadores, particularmente abraçam essa causa e nos dão muito orgulho de continuar realizando isso!”, complementou.

Para finalizar, o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar deixou algumas reflexões sobre o esforço coletivo de continuar impactando positivamente a sociedade.

“Que vocês possam genuinamente ter esse olhar do papel de vocês e do acolhimento aos outros. Para nós é um privilégio poder apoiá-los e estar junto nesta jornada! Minha fala poderia se resumir em gratidão: se mantenham conscientes, porque o pouco que fazemos já é muito. Assim estamos apoiando tantas pessoas, tantos outros corações!”, encerrou.

Encontro de governança celebra embaixadores e o voluntariado digital