Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade
Logo EnlighTedRelembre aqui o enlightED 2021

Começa a etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica. Saiba mais e participe!

Começa nesta quarta o Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil

Tem início amanhã (01/09) a etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica. Durante dois meses, e de forma inédita, o evento se utilizará das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para a discussão sobre o combate e a erradicação do trabalho infantil. Aproximadamente quatro mil pessoas já estão inscritas. Para participar, o endereço é http://pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com/

A abertura do evento ocorrerá através de vídeos dos presidentes da Fundação Telefônica Espanha e Brasil, Javier Nadal e Sergio Mindlin, respectivamente;  do coordenador para a América do Sul do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (IPEC/OIT), Manuel García; e da coordenadora do CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Universidade de São Paulo, Rosa Maria Fischer.

A primeira atividade, programada para as 13h desta quarta-feira, dia 1º, será uma mesa redonda sobre a situação do trabalho infantil na América Latina e um panorama das formas de combate a essa prática. Três especialistas peruanos participarão do evento: Giselle Silva, consultora internacional em assuntos da infância; Walter Alarcón Glasinovich, sociólogo da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e consultor de organismos internacionais; e Isaac Ruiz, chefe do Programa de Promoção de Direitos de Crianças e Adolescente do Peru e membro do Comitê Diretivo Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

No dia 2, às 13h, ocorrerá um chat com José Henrique Fernandes, sobre “Trabalho Infantil – uma alternativa perversa de emancipação e socialização laboral”. Ele é secretário-executivo do Centro de Informações e Estudos do Uruguai (CIESU) e professor titular, encarregado do curso de Metodologia da Investigação Social da Universidade da República, além de ser consultor do Bando de Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já no dia 7 de setembro, também às 13h, está prevista a realização de chat com Giselle Silva sobre o tema: “As formas de combate ao Trabalho Infantil na atualidade têm eficácia?”.

 

Espaço de discussão

O tema desta edição do Encontro Internacional é Redes e Inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A ideia é que o evento online se constitua num amplo espaço de discussão sobre trabalho infantil, onde todos os atores envolvidos possam trocar informações e experiências, sobretudo no âmbito da América Latina. Com isso, pretende-se promover uma discussão contínua entre os participantes e fomentar a criação de uma rede internacional de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Todos os participantes terão acesso a um ambiente de rede social, no qual terão a oportunidade de se comunicar e trocar experiências. O debate na web ocorrerá até outubro e é aberto a todas as pessoas. É esperada a participação de representantes do terceiro setor e de organismos internacionais, além de responsáveis, nesses países, pela formulação de políticas públicas de combate ao trabalho infantil, professores universitários, pesquisadores e investidores sociais.

As atividades na web convergirão para as apresentações do encontro presencial, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, em Bogotá (Colômbia).

O evento é uma iniciativa da Fundação Telefônica com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do PREAL (Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe). O desenvolvimento da ferramenta online é do CEATS/FIA (Centro de Empreendedorismo e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração).

 

Programa Pró-Menino

 

A Fundação Telefônica desenvolve ações de combate ao trabalho infantil por toda a América Latina, no âmbito do Programa Pró-Menino. No continente, são beneficiadas mais de 170 mil crianças, número que deverá chegar perto de 200 mil ainda neste ano. No Brasil, a instituição atua na erradicação do trabalho infantil através do apoio a 24 organizações em 17 municípios paulistas, protegendo cerca de 10 mil crianças do risco do trabalho precoce.

 

Sobre a Fundação Telefônica

 

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

O post Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil começa nesta quarta apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil começa nesta quarta
Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil começa nesta quarta