Formação gratuita se propõe a apontar caminhos possíveis para inovar no planejamento das aulas e personalizar a aprendizagem dos estudantes
A busca por programas que facilitem o aprendizado personalizado e a melhora dos resultados acadêmicos são objetivos presentes no planejamento dos educadores brasileiros. Mesmo antes da pandemia, o Ensino Híbrido já cercava os debates sobre uma educação voltada para o século XXI. Hoje, ele é não só uma realidade como uma necessidade.
A demanda por cursos e formações continuadas que possam apontar caminhos cresceu. Em março de 2021, o Instituto Península lançou uma pesquisa que ouviu estudantes e educadores sobre “O que é ser um bom professor”. A ampla maioria (87%) dos entrevistados concorda que dominar conteúdos e saber como ensiná-los é fundamental. Outros 93% afirmam que ser um bom professor é continuar aprendendo ao longo de toda a vida. De modo geral, a recomendação é estar preparado.
Com o objetivo de apoiar educadores e gestores a implementarem estratégias inovadoras e acessíveis na prática e a investir no protagonismo dos estudantes, a Fundação Telefônica Vivo, a Fundação Lemann, o Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e a Nova Escola firmaram uma parceria para lançar o curso: “Ensino híbrido: como fazer na minha escola?”.
A formação gratuita também atende a um pedido dos educadores que já eram ativos na plataforma Escolas Conectadas, e que levantaram a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre Ensino Híbrido e suas diversas modalidades em um contexto educacional repleto de desafios.
O curso está disponível gratuitamente na plataforma digital Escolas Conectadas, que faz parte do Profuturo, programa global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”. Na modalidade autoformativa, que permite maior autonomia e flexibilidade para os cursistas, a formação tem carga horária de 54 horas e é certificada pelo Centro Universitário ítalo Brasileiro.
As inscrições estão abertas desde o dia 6 de junho até dia 2 de agosto e a formação começa no dia 19 de julho até 16 de agosto.
Da BNCC para a sala de aula
Além do tema central, que é Ensino Híbrido, o curso está alinhado às principais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando a necessidade de levar as orientações do documento em conta na construção de propostas pedagógicas. O primeiro módulo é dedicado a oferecer suporte teórico e um passo a passo para o planejamento de aulas que desenvolvam as habilidades indicadas pela BNCC.
Conhecimento, comunicação, cultura digital e pensamento crítico são algumas das competências trabalhadas ao longo dos módulos seguintes, que serão dedicados a explorar diversos tipos de ensino híbrido e como podem ser adaptados de acordo com os recursos disponíveis nas escolas na volta às aulas. O objetivo é não desconsiderar as múltiplas realidades brasileiras e propor alternativas que possibilitem a inovação.
Toda a formação foi pensada para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Quanto às disciplinas em que pode ser aplicada, não há restrição! A ideia é aproveitar as estratégias personalizadas de aprendizagem e autoria em projetos interdisciplinares e de todas as áreas do conhecimento.
A avaliação dos cursistas será monitorada conforme as ações dentro da plataforma. A partir do momento em que o usuário realiza o login no ambiente virtual, isso já está contando para avaliá-lo. Lembrando que para a aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% — média da pontuação obtida em seis questionários, um por módulo.
Conheça cada módulo!
Módulo 1 – BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula
Módulo 2 – Ensino Híbrido: Rotação por Estações
Módulo 3 – Ensino Híbrido: Laboratório Rotacional
Módulo 4 – Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida
Módulo 5 – Ensino Híbrido: Modelo Virtual Aprimorado
Módulo 6 – Ensino híbrido: como selecionar e trabalhar com os modelos
Ao final do curso, a expectativa é que o educador seja capaz de compreender e aplicar cada modelo de Ensino Híbrido, além de explorar todas as modalidades de maneira integrada, construindo e colocando em prática planos pedagógicos que contemplem as realidades da escola, dos estudantes e de suas famílias.
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