Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

São oito cursos oferecidos aos professores da educação básica, de forma gratuita, para formar multiplicadores de práticas inovadoras de ensino.

Na imagem, mulher de cabelos curtos e óculos sorri para a foto segurando um tablete nas mãos.

A Fundação Telefônica Vivo traz uma boa notícia para quem quer uma chance de aprender algo novo em 2019: estão abertas as inscrições para os cursos de formação continuada do Escolas Conectadas. São oito formações variadas para incrementar as práticas dos educadores e estimular a inovação educativa no Brasil.

A produção colaborativa do conhecimento, a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de crianças e a contribuição das classes multisseriadas para a alfabetização de jovens são algumas temáticas que podem ser escolhidas. Tudo de forma gratuita e com inscrições já abertas!

O objetivo é que os participantes estejam mais familiarizados com o universo da cultura digital, que desenvolvam ainda mais as competências do século XXI nos alunos e que se inspirem para a construção de metodologias inovadoras de ensino.
Segundo Mila Gonçalves, gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo, os cursos de formação continuada do Escolas Conectadas podem ajudar os educadores a refletir sobre o papel em sala de aula no contexto do mundo atual, de rápidas transformações tecnológicas e sociais.

“Quando pensamos em cursos para estimular práticas inovadoras em educação, refletimos, necessariamente, sobre o papel do educador. No modelo tradicional de ensino, ele atuava como um transmissor do conhecimento. Mas, em uma perspectiva de inovação, o educador é o mediador entre o estudante e o conhecimento, estabelecendo relações mais horizontais e colaborativas. Estimular a autonomia e o protagonismo do estudante é essencial para que esse esteja plenamente engajado em seu processo de aprendizagem”, aponta Mila Gonçalves.

Cada um no seu ritmo

Levando em consideração o cotidiano atarefado de todo educador, o Escolas Conectadas oferece duas modalidades de formação continuada: Com Especialistas e Faça No Seu Tempo.

Na primeira modalidade, os especialistas orientam de perto os participantes. É uma intensa atividade de tutoria. Já na segunda, há maior flexibilidade no processo de estudo. Independente do formato, os participantes podem trocar experiências sobre o aprendizado, já que o compartilhamento é uma parte fundamental dos cursos. Os que levam o nome do Inova Escola são dedicados especificamente para a temática de inovação educativa.

A modalidade e a carga horária das formações variam entre 15, 20 ou 40 horas de duração, mas todos os cursos são certificados por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), como a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Instituto Singularidades.

Mais um ano de formação continuada para educadores

A plataforma de cursos de formação continuada foi criada em 2015 e formou 40 mil educadores nos dois primeiro anos. A tendência de crescimento pode ser comprovada pelos números de 2018: foram oferecidos 26 cursos gratuitos, que beneficiaram mais de 40 mil educadores em todos os estados brasileiros.

“A cada ano, temos números maiores de educadores interessados em participar do Escolas Conectadas. O educador já tem consciência da importância da formação continuada e encontra na modalidade online a oportunidade de estudar em sua casa, escola e até durante deslocamentos. Portanto, estamos continuamente melhorando nossa plataforma e a oferta formativa para que cada vez mais tenhamos educadores multiplicadores de iniciativas inovadoras e de pessoas empenhadas em tornar a educação pública brasileira ainda melhor e mais alinhada às competências do século XXI”, afirma Mila Gonçalves.

A colaboração pedagógica entre docentes, a adoção da tecnologias em sala de aula e abertura para a realização de outras formações continuadas no futuro estão entre os ganhos listados pelos educadores que passaram pelas formações, segundo a Avaliação do Impacto Social do projeto Escolas Conectadas, realizada em 2016.

Escolas Conectadas abre cursos de formação continuada, inscreva-se!
Escolas Conectadas abre cursos de formação continuada, inscreva-se!