Cursos focados em inovação educativa atenderão professores, coordenadores e gestores da rede de ensino
Cursos do Escolas Conectadas focados em inovação educativa atenderão professores, coordenadores e gestores da rede de ensino
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas brasileiras por meio de um olhar pedagógico sobre o uso de tecnologia. Essa é a proposta do projeto Escolas Conectadas, plataforma online da Fundação Telefônica Vivo que aborda temáticas voltadas a metodologias inovadoras de ensino e desenvolvimento de competências do século XXI.
O projeto chegou a Fortaleza por meio de uma parceria oficializada na tarde do dia 8 de agosto, durante a abertura do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento, promovido pela UNDIME, acontece entre os dias 7 e 11 de agosto na cidade, com gestores e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país.
A assinatura do termo de cooperação foi feita em conjunto pela secretária municipal de educação, Dalila Saldanha, pelo prefeito da cidade, Roberto Cláudio, e pelo presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar.
Americo aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de unir os setores público e privado em prol de uma educação de qualidade. “A parceria chega para somar esforços com o município e valorizar ainda mais nossa crença de que a formação de professores é um pilar fundamental na educação.”
Para a secretaria municipal de educação, a plataforma eleva o nível de desenvolvimento dos educadores ao trabalhar as diferentes áreas de ensino sob uma perspectiva de formação integrada.
“É muito importante fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos a partir da tecnologia. Para isso, precisamos colocar à disposição dos professores ferramentas e estratégias que estejam conectadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula”, observa Dalila.
Novas perspectivas
O lançamento do projeto na cidade amplia a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza com a Fundação Telefônica Vivo, que já atua no município desde 2015 por meio do Escola Digital – plataforma gratuita feita em parceria com o Instituo Inspirare e o Instituto Natura que dá acesso a mais de 18 mil objetos digitais de aprendizagem.
Com o projeto Escolas Conectadas, educadores de qualquer disciplina ou nível de experiência poderão fazer os cursos de formação de duas maneiras: “Faça Você Mesmo”, em que há maior flexibilidade na realização, e “Com Especialistas”, modalidade em que o educador contará com a mediação de um profissional especializado.
Os cursos estão previstos para iniciar em setembro e serão certificados pela Fundação Telefônica Vivo, pela Fundação Vanzolini, e pelo Instituto Singularidades.