Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Cursos focados em inovação educativa atenderão professores, coordenadores e gestores da rede de ensino

Presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, assina parceria com a secretaria municipal de educação de Fortaleza para oferecer o Escolas Conectadas na cidade

Cursos do Escolas Conectadas focados em inovação educativa atenderão professores, coordenadores e gestores da rede de ensino
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas brasileiras por meio de um olhar pedagógico sobre o uso de tecnologia. Essa é a proposta do projeto Escolas Conectadas, plataforma online da Fundação Telefônica Vivo que aborda temáticas voltadas a metodologias inovadoras de ensino e desenvolvimento de competências do século XXI.
O projeto chegou a Fortaleza por meio de uma parceria oficializada na tarde do dia 8 de agosto, durante a abertura do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento, promovido pela UNDIME, acontece entre os dias 7 e 11 de agosto na cidade, com gestores e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país.
A assinatura do termo de cooperação foi feita em conjunto pela secretária municipal de educação, Dalila Saldanha, pelo prefeito da cidade, Roberto Cláudio, e pelo presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar.
Americo aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de unir os setores público e privado em prol de uma educação de qualidade. “A parceria chega para somar esforços com o município e valorizar ainda mais nossa crença de que a formação de professores é um pilar fundamental na educação.”
Para a secretaria municipal de educação, a plataforma eleva o nível de desenvolvimento dos educadores ao trabalhar as diferentes áreas de ensino sob uma perspectiva de formação integrada.
“É muito importante fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos a partir da tecnologia. Para isso, precisamos colocar à disposição dos professores ferramentas e estratégias que estejam conectadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula”, observa Dalila.

Visitantes do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação experimentam as ferramentas digitais da Fundação Telefônica Vivo

Novas perspectivas
O lançamento do projeto na cidade amplia a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza com a Fundação Telefônica Vivo, que já atua no município desde 2015 por meio do Escola Digital – plataforma gratuita feita em parceria com o Instituo Inspirare e o Instituto Natura que dá acesso a mais de 18 mil objetos digitais de aprendizagem.
Com o projeto Escolas Conectadas, educadores de qualquer disciplina ou nível de experiência poderão fazer os cursos de formação de duas maneiras: “Faça Você Mesmo”, em que há maior flexibilidade na realização, e “Com Especialistas”, modalidade em que o educador contará com a mediação de um profissional especializado.
Os cursos estão previstos para iniciar em setembro e serão certificados pela Fundação Telefônica Vivo, pela Fundação Vanzolini, e pelo Instituto Singularidades.

Escolas Conectadas leva formação para mais de nove mil educadores em Fortaleza (CE)
Escolas Conectadas leva formação para mais de nove mil educadores em Fortaleza (CE)