Localizada na comunidade de Heliópolis em São Paulo, a escola municipal Campos Salles tem um grande histórico de inovação pedagógica. Confira sua história!

Escols Campos Salles entra em nova fase digital

Localizada na comunidade de Heliópolis, a Escola Municipal de ensino Fundamental Campos Salles tem um grande histórico de inovação pedagógica que começou por volta do ano de 2007, quando até a estrutura arquitetônica da escola foi modificada para que um novo projeto de educação, decidido entre alunos, professores, diretor e comunidade, fosse colocado em prática.

O processo contínuo de mudanças em busca de uma escola melhor, que engaje os alunos na sua própria educação, está em uma nova e decisiva fase: o uso constante da tecnologia nos salões de aula.
Renata Mandelbaum Altman, que é responsável pelo projeto Escolas que Inovam da Fundação Telefônica Vivo diz “A parceria entre a Fundação junto ao Instituto Natura na Campos Salles finalmente entrou no estágio que esperávamos. Hoje, com o apoio da nossa área de PDTI (Posto Informático), que doou 165 notebooks, os alunos terão à sua disposição um computador por mesa, e em algumas atividades, um computador por aluno.”

Renata ainda esclarece que o objetivo do programa não é a doação de computadores: “A proposta pedagógica será mantida e aprofundada. Os roteiros elaborados pelos professores estarão no Q Mágico, uma plataforma digital que usa a tecnologia para a personalização e gestão do aprendizado.” Isso beneficia os alunos, que continuarão com autonomia para aprender em seu próprio ritmo além de diversas outras fontes de aprendizado, e os professores, que terão uma forma de avaliação mais objetiva e poderão acompanhar o progresso individual de cada estudante.

O Q Mágico foi a ferramenta escolhida após a avaliação de outras 12 opções de plataformas digitais de ensino por se adequar mais às necessidades da Campos Salles. A implantação do sistema conta com o apoio dos professores Mariluci, Éder, Thuane, Vitor e Marrien, que  estão em constante formação e tornaram-se multiplicadores, ajudando seus colegas e alunos na adaptação ao novo sistema.

A Telefônica Vivo ainda providenciou uma infra-estrutura mais robusta, melhorando a conexão em acordo com a Secretaria Municipal de Educação levando a fibra ótica de 100 megas à escola, para que todas as atividades que demandassem interação e outras mídias como vídeo e imagens não fossem prejudicadas.

Escolas que inovam: Campos Salles entra em nova fase digital