“Inovação na Escola” é o tema do V Congresso Internacional EducaRede, que a Fundação Telefônica promove em Madri. Participe on-line!

Estão abertas as inscrições para a versão on-line do V Congresso Internacional EducaRede
“Inovação na Escola” é o tema do V Congresso Internacional EducaRede, que a Fundação Telefônica promoverá de 26 a 28 de novembro, em Madri, na Espanha. E o evento já começa inovador, com a realização, pela primeira vez, de uma versão on-line, com fóruns de debates a partir de setembro para educadores, pais e alunos de todos os países onde o EducaRede está presente. As inscrições para o evento virtual estão abertas desde já e são gratuitas, podendo ser feitas através do próprio Portal (www.educarede.org.br).

O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica nos países onde a instituição está presente, ou seja, na Espanha e por toda a América Latina, inclusive no Brasil. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da Internet no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

O Congresso Internacional ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa da Internet. Neste ano, o Brasil é o país convidado do evento. Isto significa que o encontro contará com a participação de representantes de destaque no panorama atual brasileiro em matéria de inovação educativa,  assim como com as experiências mais relevantes colocadas em prática por docentes no país.

Com o tema “Inovar na Escola” – Modelos, Experiências e Protagonistas da Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), já na versão virtual, o congresso pretende antecipar as discussões e experiências que serão conhecidas e debatidas durante o evento presencial. “A inovação é fundamental para o desenvolvimento e o progresso das comunidades, portanto deve ser o centro dos debates mais significativos também na escola”, afirma Gabriella Bighetti, gerente de projetos da Fundação Telefônica no Brasil.

A versão on-line que precede o congresso é uma oportunidade para se envolver no debate da utilização educativa da Internet onde os inscritos já poderão relatar suas próprias experiências no site do congresso, conhecer experiências de outras localidades e a partir de setembro participar dos debates, vídeo-conferências e chats que serão promovidos. “O evento é muito interativo e prevê uma troca ampla de informações e de ideias antes mesmo da realização do congresso presencial, enriquecendo muito o evento”, antecipa Gabriella. As pessoas inscritas conhecerão em agosto o programa de eventos on-line a ser realizado.

Sobre o V Congresso Internacional Educarede

Os objetivos do congresso são apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola; debater as possibilidades que a utilização pedagógica da Internet oferece no curto e no longo prazo; discutir o processo de mudança tecnológica, pedagógica e social que a integração das tecnologias da informação e comunicação implica dentro dos múltiplos desafios com que se depara a educação hoje; e refletir sobre as tendências e os cenários futuros da inovação, assim como as formas desejáveis de intercomunicação e gestão da comunidade educativa.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009
Centro de Convenções Norte
Parque Ferial Juan Carlos I – IFEMA
Madri – Espanha
Inscrições:
50 € até 31 de outubro de 2009.
75 € desde 1 de novembro até 25 de novembro de 2009