O painel de abertura do RIA Festival 2014 propôs uma reflexão bastante importante para os jovens no mundo de hoje: nos relacionamos e expomos igualmente na vida digital e no nosso dia a dia?
Para mediar o debate o jornalista e apresentador de TV Serginho Groisman foi convidado, pioneiro no formato de programas interativos para jovens o apresentador também fez parte da Pesquisa Juventude Conectada. Para debater o tema, Marcia Tiburi, filósofa e escritora; David Backer, escritor e estudioso do impacto da internet nas nossas vidas e Ronaldo Lemos, um dos maiores pesquisadores da cultura digital no Brasil foram convidados para dar sua opinião sobre o impacto da vida digital nos dias de hoje.
O primeiro ‘insight’ do debate foi a constatação de que a vida online e a vida off-line se tornaram a mesma coisa no presente e caminhou pela forma como a internet media os relacionamentos das pessoas a cada dia mais, criando uma ilusão de horizontalidade que infelizmente ainda não é completa.
A filosofa Márcia Tiburi discorreu ainda sobre o uso descontrolado da internet, que está restringindo a capacidade de autoconhecimento e de mergulhos interiores principalmente para os jovens mais conectados ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de dispersão de opiniões que nem sempre tem um bom nível de reflexão.
Porém, foi consenso entre todos os palestrantes que os benefícios da internet superam e muito seus problemas, e que no dia a dia deve ser vista como um meio e não como um fim. Isso acontece, pois a velocidade e a capacidade de alcance de uma mensagem, veem sendo mais importantes do que o valor da mensagem em si.  Ao mesmo tempo em que possibilita uma comunicação nunca antes possível é necessário refletir mais sobre a perspectiva humana do tema.
Ao final do painel muitas perguntas foram feitas pela plateia e por redes sociais utilizando a hashtag do evento #riafestival, Serginho Groisman participou do Estúdio Ria dando uma entrevista dobre o painel que você poderá encontrar em breve no nosso Facebook.

Eu on = Eu off?