Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Logo EnlighTed está chegando | Dias 19, 20 e 21 de outubro | Inscreva-se agora!

A experiência do Grupo de Estudos “Educar na Cultura Digital” será apresentada durante o II Fórum da Cultura Digital 2010. Saiba mais!

Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010

A experiência do Grupo de Estudos “Educar na Cultura Digital”, lançado pelas Fundações Telefônica e Santillana em agosto, será apresentada durante o II Fórum da Cultura Digital 2010, que acontece entre 15 e 17 de novembro, na Cinemateca, em São Paulo. O Grupo, que conta com o apoio da OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, tem por objetivo valorizar a troca e a colaboração entre os participantes e disponibilizar referências bibliográficas sobre os desafios que as inovações tecnológicas trazem para a aprendizagem na escola.

A apresentação da iniciativa ocorrerá no dia 15, segunda-feira, entre 9h e 10h, na sala Petrobrás, como parte do painel “Experiências de educação e cultura digital”. A mediadora pedagógica do Grupo, Mila Gonçalves, abordará o caráter inovador do formato do “Grupo de Estudos online”, que é diferente de curso e de comunidade virtual, além de possuir forte presença nas redes sociais. Ela detalhará também a dinâmica, que é composta por teoria, reflexão, prática, socialização de experiências e debate, além de mostrar as razões que levam educadores a cada vez mais buscar esse tipo de capacitação.

No mesmo painel serão apresentadas outras experiências, como o Laboratório Web de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o projeto SELIGA; o Polo de Cultura Digital e o Projeto Folhas e o Livro Didático.

No dia 16, às 18h30, o Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital volta a ser pauta no Fórum, em painel organizado no Espaço das Redes, sobre Educação e Cultura Digital. Participantes do Grupo de Estudos aproveitarão a ocasião para promover seu primeiro encontro presencial. A entrada no Fórum é livre e não é necessária inscrição prévia.

Novos códigos

O Grupo de Estudos se propõe a colaborar para a absorção de novos códigos e linguagens da era digital, visando tanto ao desenvolvimento intelectual e cultural do participante, como também ao exercício responsável e ético dessas novas práticas.

Para a viabilização da iniciativa, foi projetado um espaço online, com ambiente interativo, na plataforma tecnológica de ensino à distância do Programa EducaRede, da Fundação Telefônica. O programa promove a educação, sobretudo com a aplicação das tecnologias voltadas para a comunicação e a informação. Além disso, os participantes têm a sua disposição materiais didáticos e de apoio, com indicação de fontes de pesquisa, além de recursos como bate-papos e palestras com especialistas, transmitidos via streamer pela TV WEB da Fundação Santillana.

O conteúdo está dividido em cinco módulos de estudo, em torno dos seguintes temas: Mundo Digital; Geração Interativa (ou Geração Y); Aprendizagem na Cultura Digital; Ensino e Inovação Pedagógica; e Avaliação do uso das TIC. Cada módulo tem um roteiro sugerido de quatro horas, mas o acompanhamento é livre e não seqüencial, por meio do endereço www. educarnaculturadigital.org.br.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos ligados aos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Sobre a Fundação Santillana
A Fundação Santillana é uma entidade destinada ao fomento da educação, mantida pelo Grupo Santillana. Realiza diversas ações no país, como o Congresso Internacional de Educação, o Prêmio Vivaleitura, e o projeto “Escolas de Valor”.
Sobre a OEI
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI – é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Acesse www.oei.org.br
O post Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010 apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010
Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010