Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Quer fazer trabalho voluntário, mas não tem tempo? Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade pessoal, dá dicas.

”É tudo questão de planejamento”, diz especialista sobre trabalho voluntário

Muita gente diz que gostaria de fazer trabalho voluntário, mas não tem tempo. Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade pessoal, entende que não é bem por aí.
Para ele, tudo na vida é questão de planejamento: olhar para frente faz com que a pessoa coloque metas na agenda.  O mais importante é ter certeza do que se quer fazer. “Quem quer, faz; quem não quer, arruma desculpa”, provoca o autor do livro A Tríade do Tempo.
Priorize o que gosta e rearranje horários
Antes de tudo, é preciso planejar o tempo adicional. “Isso necessitará, provavelmente, de uma possível abdicação de alguma outra coisa que você realiza. Por muitas vezes, fazemos coisas demais e obtemos resultados de menos”, explica o especialista.
É comum as pessoas realizarem atividades por imposição própria, mesmo que não queiram mais saber delas. Nesse caso, podem avaliar o que está sobrando e encaixar o trabalho voluntário no lugar. Outra opção é alocá-lo em dias mais tranquilos, como sábados e domingos, ou períodos em que consegue entrar mais tarde ou sair mais cedo do trabalho.
Voluntariado on-line é uma opção
Prática cada vez mais comum, o trabalho voluntário à distância é mais fácil de encaixar na agenda, já que elimina o tempo de deslocamento, às vezes acompanhado do trânsito e outros imprevistos. Além disso, o voluntariado on-line confere mais flexibilidade de horários.
A empresa também pode ajudar
Quando a organização em que a pessoa trabalha tem um programa de voluntariado fica muito mais fácil. “Gestores e equipes acabam deixando mais flexíveis os horários para que os colaboradores possam periodicamente participar de ações”, comenta Barbosa.
Na visão dele, a empresa que oferece às pessoas a oportunidade de fazer o bem para os outros, ajuda a mudar o mundo. “Tem muita gente que quer ajudar, mas não sabe como. Iniciativas como essa fazem com que as pessoas tenham onde investir o seu tempo”, afirma, referindo-se aos programas corporativos de voluntariado.

Falta tempo para ser voluntário? É tudo questão de planejamento, diz especialista
Falta tempo para ser voluntário? É tudo questão de planejamento, diz especialista