Em uma era de constante progresso tecnológico, a formação continuada garante que professores se mantenham atualizados profissionalmente e os alunos melhor instruídos
![Imagem mostra uma educadora em uma sala de aula. Ela está sentada olhando para a tela de um computador. Também segura uma lapiseira e está com as mãos apoiadas em um caderno, sobre a mesa. Ao fundo, há uma lousa.](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-facebook.png.webp?x68836)
O aprendizado não termina quando deixamos a sala de aula ao concluir um curso e receber um certificado. Aprender ao longo da vida é uma necessidade constante. Ainda mais em um mundo em evolução, no qual é importante se desenvolver para estar atualizado sobre tendências e novas tecnologias. Nesse sentido, a formação continuada para educadores é uma oportunidade de acesso a novas habilidades para poder elaborar práticas inovadoras de ensino.
Aliás, esse é um direito de todos os professores, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1996.
O processo de aperfeiçoamento do conhecimento também oferece outros benefícios aos professores. Por exemplo, melhor gestão da turma, a adoção de novas práticas pedagógicas, maior engajamento dos alunos e, ainda, a identificação de falhas no processo de ensino.
O que é formação continuada?
A formação continuada pode ser entendida como um empenho constante de um profissional pela busca de novos conhecimentos e aperfeiçoamento de suas habilidades.
Já que o mercado de trabalho tem exigido pessoas cada vez mais qualificadas para diferentes funções, isso aumenta a demanda por capacitação contínua. Nesse sentido, a formação continuada se revela como a melhor forma de aprimorar as práticas profissionais.
A formação continuada para educadores, por exemplo, permite a reflexão e o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas. Como resultado, o processo de ensino-aprendizagem pode ser potencializado.
De fato, sabemos que com as facilidades proporcionadas pela tecnologia é possível estudar em qualquer lugar. Assim, os cursos a distância são uma alternativa para quem deseja se capacitar e conciliar os estudos com outras atividades.
A educação na era digital: manter-se atualizado é preciso!
A necessidade de rompimento com as antigas dinâmicas de ensino, demandada pela geração de nativos digitais, cresceu com a aceleração da digitalização do ensino durante a pandemia de Covid-19.
Desse modo, os educadores tiveram de se adaptar às mudanças e utilizar as ferramentas disponíveis da melhor forma possível. Não apenas as redes sociais, como também os ambientes virtuais das instituições de ensino foram explorados para a continuidade da transmissão de conhecimentos.
“A formação continuada passa a ser um dos pré-requisitos básicos para a transformação do professor. Pois é através do estudo, da pesquisa, da reflexão, do constante contato com novas concepções, proporcionado pelos programas de formação continuada, que é possível a mudança. Fica mais difícil de o professor mudar seu modo de pensar o fazer pedagógico se ele não tiver a oportunidade de vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola”, afirma a mestranda em educação Lilian Kemmer Chimentão, em artigo publicado no site da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Ou seja, é fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com a tecnologia em sala de aula. Afinal, estamos conectados durante 24 horas e o professor precisa estar alinhado com a educação na era digital para formar indivíduos capazes de participarem ativa e autonomamente das mudanças causadas pela tecnologia.
Critérios da formação continuada alinhados à BNCC
A Base Nacional Comum Curricular propõe uma formação integral para o educando, abrangendo criticidade, autonomia, criatividade e habilidade de resolver problemas do mundo contemporâneo. Porém, essa mudança exige um planejamento para a formação de quem ensina. De modo que sejam plenamente capacitados e capazes de inovar nas práticas pedagógicas.
O Movimento pela Base Nacional Comum desenvolveu um documento em que apresenta critérios para o desenvolvimento de um modelo de formação que atenda a essas necessidades. De acordo com ele, devem ser aplicadas 8 atitudes e práticas alinhadas às diretrizes da BNCC. Confira:
![1. A formação continuada não deve ser isolada, mas sim um evento periódico e contínuo, preferencialmente em horário de serviço. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel01.jpg.webp?x68836)
![2. Materiais e instrumentos de apoio são fundamentais para que os educadores incorporem o currículo no dia-a-dia e consigam enxergar mudanças reais. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel02.jpg.webp?x68836)
![3. A organização do ensino deve ser pensada por meio de sequências didáticas, projetos e rotinas, para que as habilidades e competências sejam trabalhadas de forma integrada. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel03.jpg.webp?x68836)
![4. O desenvolvimento das competências devem se dar através de práticas cotidianas, não de forma isolada. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel04.jpg.webp?x68836)
![5. O educador deve ser protagonista do seu processo de desenvolvimento, tendo suas experiências reconhecidas e valorizadas. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel05.jpg.webp?x68836)
![6. O educador deve aprender a refletir sobre suas práticas. O ciclo reflexão/ação/reflexão deve ser permanente, para que ocorra seu aprimoramento profissional. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel06.jpg.webp?x68836)
![7. Para que a formação continuada seja efetiva é necessário que sejam identificadas as lacunas de conhecimento dos educadores e priorizar os conteúdos mais urgentes. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel07.jpg.webp?x68836)
![8. Por fim, deve-se considerar um ciclo permanente de ações com etapas de diagnóstico, ação e avaliação para que a formação continuada seja efetiva e relevante. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel08.jpg.webp?x68836)
![1. A formação continuada não deve ser isolada, mas sim um evento periódico e contínuo, preferencialmente em horário de serviço. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel01.jpg.webp?x68836)
![2. Materiais e instrumentos de apoio são fundamentais para que os educadores incorporem o currículo no dia-a-dia e consigam enxergar mudanças reais. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel02.jpg.webp?x68836)
![3. A organização do ensino deve ser pensada por meio de sequências didáticas, projetos e rotinas, para que as habilidades e competências sejam trabalhadas de forma integrada. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel03.jpg.webp?x68836)
![4. O desenvolvimento das competências devem se dar através de práticas cotidianas, não de forma isolada. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel04.jpg.webp?x68836)
![5. O educador deve ser protagonista do seu processo de desenvolvimento, tendo suas experiências reconhecidas e valorizadas. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel05.jpg.webp?x68836)
![6. O educador deve aprender a refletir sobre suas práticas. O ciclo reflexão/ação/reflexão deve ser permanente, para que ocorra seu aprimoramento profissional. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel06.jpg.webp?x68836)
![7. Para que a formação continuada seja efetiva é necessário que sejam identificadas as lacunas de conhecimento dos educadores e priorizar os conteúdos mais urgentes. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel07.jpg.webp?x68836)
![8. Por fim, deve-se considerar um ciclo permanente de ações com etapas de diagnóstico, ação e avaliação para que a formação continuada seja efetiva e relevante. Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum](https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2022/04/qual-importancia-formacao-continuada-para-educadores-carrossel08.jpg.webp?x68836)
Oportunidades para a formação continuada de educadores
A Fundação Telefônica Vivo oferece cursos a distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Novo Ensino Médio, além de recursos qualificados de aprendizagem.
Saiba mais sobre as nossas plataformas, acompanhe o calendário de cursos e invista na sua formação continuada!
Escolas Conectadas
A plataforma Escolas Conectadas faz parte do programa global de educação da Fundação Telefônica e da Fundação la Caixa, e tem como objetivo a formação a distância e o compartilhamento de conhecimentos entre educadores.
A oferta de cursos, instrucionais e autoformativos, contempla formações como Inovação nas escolas, Sustentabilidade e Cidadania Digital. Todos a distância e certificados por instituições reconhecidas pelo MEC.
Portal Trilhas
A plataforma colaborativa é voltada para educadores alfabetizadores que desejam aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências, contribuindo para a formação continuada.
Com biblioteca e cursos referenciados pela BNCC, como o de Escrita Compartilhada, o portal oferece material gratuito e interativo sobre alfabetização ṕara o apoio do trabalho docente.