O programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas que oferece bolsas para professores e alunos. A Fundação Telefônica Vivo apoia o projeto com a formação on-line para educadores

#Educação#Educadores#Escolasconectadas

Imagem mostra uma educadora negra ao lado de uma aluna negra. A menina está utilizando um computador e a professora está auxiliando.

Desde outubro de 2021, professores e alunos da rede pública estadual de Alagoas contam com o programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). A Fundação Telefônica Vivo apoia o programa com a realização de formação on-line para educadores.

O programa é considerado uma iniciativa inovadora na educação pública brasileira. Sobretudo por estimular a pesquisa na comunidade escolar, reduzir o abandono e contribuir para o combate à evasão escolar, além de levar à recomposição da aprendizagem. Pois, na iniciativa, o professor é responsável pelo projeto de vida do aluno.

Desta forma, o Professor Mentor compõe um dos eixos do Programa Escola 10, uma política pública com foco na melhoria de indicadores educacionais no estado de Alagoas.

De acordo com Fabiana Dias, gerente da Educação Básica da Seduc Alagoas, o programa visa superar diretamente alguns dos maiores desafios impostos pela pandemia: recomposição das aprendizagens e fluxo escolar.

“Cada professor mentor é responsável por uma turma do começo ao fim da iniciativa. Com o propósito de garantir individualidade na formação, no acompanhamento, orientação e mais eficácia para traçar estratégias de melhoria do nosso ensino”, explica.

Parceria para a formação on-line de educadores

Com o intuito de alcançar os objetivos do programa de combate à evasão escolar, os professores participam de ações formativas, que incluem conteúdos aprofundados e desenhados para as suas realidades. Assim sendo, a formação on-line para educadores é gratuita e realizada por meio da oferta de cursos da plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo.

Dessa forma, o objetivo é proporcionar aos professores o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras alinhadas às demandas dos estudantes. Nesse sentido o programa tem como eixo norteador o desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto de vida do estudante.

Assim também, visa o apoio à aprendizagem contínua, a promoção do engajamento e território do estudante e de toda comunidade escolar. Por fim, acompanha o desenvolvimento de suas competências socioemocionais, articulando seu crescimento.

A parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas evidencia o compromisso da instituição no apoio à implementação de políticas públicas em resposta aos desafios da educação brasileira, como o combate à evasão escolar.

“O apoio da Fundação Telefônica Vivo é fundamental para preparar o professor e qualificá-lo. Além disso, ajuda no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, ressignificando as relações e criando possibilidades pedagógicas inovadoras”, declara Fabiana.

Como funciona a formação on-line para educadores?

Quatro formações on-line são oferecidas para os educadores: Projeto de Vida; Quero Inovar, por onde começo?; Espaços Diferenciados; e Escola para todos: promovendo uma educação antirracista.  Ao passo que todas estão disponíveis na plataforma Escolas Conectadas.

Mais de 3.086 educadores concluíram as formações Projeto de Vida e Quero Inovar, por onde começo? durante a primeira oferta. Logo após, as segundas turmas dos mesmos cursos contaram com inscrições de mais de 3.196 professores.

Em virtude de garantir o cumprimento das etapas de formação, o bolsista tem acompanhamento e orientação de um Coordenador Mentor. Assim, é ele quem informa a realização dos cursos à equipe central da Coordenação do Programa por meio de formulário on-line após o recebimento dos certificados ou outros documentos comprobatórios dos professores bolsistas.

“A formação on-line e continuada é uma estratégia fundamental para a efetivação e sucesso do programa”, enfatiza Fabiana Dias.

Fundação Telefônica Vivo apoia programa de combate à evasão escolar em Alagoas