Logo EnlighTed está chegando | Dias 19, 20 e 21 de outubro | Inscreva-se agora!

O acervo do Núcleo de Memória Telefônica, que é gerido pela Fundação Telefônica, estará disponível para pesquisadores a partir de março. Saiba mais!

Seja bem-vindo ao Núcleo de Memória Telefônica!

O acervo do Núcleo de Memória Telefônica, que é gerido pela Fundação Telefônica, estará disponível para pesquisadores a partir de março. O agendamento pode começar a ser feito a partir de agora, por meio do site da instituição (www.fundacaotelefonica.org.br). O Núcleo de Memória fica no Centro de São Paulo e funciona em horário comercial. O acesso é gratuito.

O Núcleo disponibiliza para consulta de pesquisadores coleções de listas telefônicas da cidade de São Paulo desde a década de 1920 até 2008; listas diversas de outras localidades de vários Estados brasileiros; coleção da revista Sino Azul – veículo de comunicação da antiga CTB – de 1928 a 1975; coleção da revista Entrelinhas – veículo da Telesp – de 1973 a 1997; além de um banco com aproximadamente seis mil fotos que contam a história das telecomunicações e retratam o desenvolvimento de diferentes regiões do Estado de São Paulo ao longo do século XX.

O banco de fotos está totalmente digitalizado e a cessão dos arquivos para reprodução é gratuita. O material do acervo não pode ser retirado, mas é permitido que seja fotografado, com máquina própria. A pesquisa dos interessados será acompanhada por pessoa especializada.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica no Equador, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

O post Fundação Telefônica abre Núcleo de Memória para pesquisadores apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Fundação Telefônica abre Núcleo de Memória para pesquisadores