Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade
Logo EnlighTedDias 19, 20 e 21 de outubro | Assista ao enlightED aqui!

A Fundação Telefônica anunciou os ganhadores do concurso VIDA 13.0, que ocorreu ao longo de 2010, com o objetivo de revelar obras de arte e vida artificial.

VIDA 13.0 tinha como objetivo revelar obras de arte e vida artificial

A Fundação Telefônica da Espanha anunciou os ganhadores do concurso internacional VIDA 13.0, que ocorreu ao longo de 2010, com o objetivo de revelar obras de arte e vida artificial. Um total de 1.280 projetos já foi inscrito ao longo das 13 edições do concurso, utilizando recursos tecnológicos como a robótica autônoma, os algoritmos caóticos, os vírus informáticos, a biotecnologia, os contornos virtuais e a escultura sonora.
Nesta edição, concorreram 285 projetos, que foram apresentados por artistas de 39 países, dos quais 135 eram procedentes do continente americano, 132 vieram da Europa e o restante dos demais da Ásia e Oceania. O brasileiro Bruno Viana foi um dos ganhadores na categoria de Incentivos à Produção, com o projeto “Liquid Satellite Garden”. Essa categoria tem como objetivo financiar projetos não realizados, ou seja, possibilitar sua produção. Viana concorreu com outros 128 artistas.
Na categoria principal, de projetos finalizados, o destaque ficou para a grande participação dos Estados Unidos e Espanha. Concorreram, pela primeira vez, países como Indonésia, Coréia, Índia, Rússia e República Checa. Os três primeiros prêmios foram para artistas da Itália, México e Nova Zelândia. Sete artistas receberam menções honrosas.
O primeiro lugar, conferido à italiana Sonia Cillari, refere-se ao projeto “Sensitive to Pleasure”. Trata-se de uma performance interativa que propõe a percepção do corpo através de complexas interfaces físicas. A seleção dos vencedores for feita por um júri internacional, formado pelos especialistas Jose Carlos Mariátegui (Peru),  Nell Tenhaaf (Canadá), Rodrigo Alonso (Argentina), Simon Penny (EUA/Austrália), Zhang Ga (EUA/China) e Francisco Serrano (Diretor Geral da Fundação Telefônica).
O post Fundação Telefônica anuncia vencedores do concurso internacional VIDA 13.0 apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Fundação Telefônica anuncia vencedores do concurso internacional VIDA 13.0
Fundação Telefônica anuncia vencedores do concurso internacional VIDA 13.0