Em parceria com a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Telefônica, a Fundação Telefônica apresentará ferramentas pedagógicas durante a Campus Party 2010.

Ferramentas pedagógicas mostram o poder da tecnologia aliada com a educação

São Paulo, 20 de janeiro de 2010 – Em parceria com a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Telefônica, a Fundação Telefônica apresentará, durante a Campus Party 2010, aplicativos para uso pedagógico. Um dos destaques em exposição no espaço conjunto no estande da empresa será o pen-drive com um software, que permite a leitura de sites adaptados para deficientes visuais. Futuramente, esse dispositivo poderá ser usado por escolas que queiram promover a inclusão digital desse público.

Outra novidade é o tradutor automático de línguas para o twitter, que facilitará a comunicação dos internautas provenientes dos mais diversos países. O tradutor, inclusive, deverá ter aplicação imediata no novo portal global do EducaRede, programa da Fundação voltado para a melhoria do ensino através do uso das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. O portal EducaRede passa a ser bilíngüe – com conteúdos em Espanhol e Português -, já que integra os oito países participantes: Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia e México.

O visitante do estande poderá, ainda, participar de um desafio digital criado especialmente para o evento, que propiciará ampliação do conhecimento sobre os oito países onde o EducaRede está presente e sobre o programa em si. Através de uma tela touch-screen, o usuário terá a oportunidade de utilizar ferramentas da web 2.0, como Google Earth e Wikipedia, para procurar as respostas às questões propostas. Como a ferramenta é passível de edição, poderá ser utilizada para a criação de outros desafios com fins pedagógicos.

Informações integradas

A Fundação vai, também, mostrar como funciona o REDECA, software livre desenvolvido pela instituição em conjunto com oito municípios paulistas, cuja finalidade é integrar informações sobre cada criança atendida num só registro, em que se podem observar dados sobre saúde, educação, assistência social e outros temas relativos a seu desenvolvimento. Com isto, é possível identificar a trajetória e as necessidades dos beneficiados individualmente e analisar as demandas coletivas para a definição de políticas de atendimento. Criado para fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, o REDECA será apresentado na área dos Direitos Humanos, no dia 29, sexta-feira, às 14h.

Sobre a Fundação Telefônica no Brasil
Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte & Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica apresenta ferramentas pedagógicas durante a Campus Party 2010