A Fundação Telefônica está preparando uma série de atividades para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil! Confira os preparativos.

Confira os preparativos para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Fundação Telefônica está preparando uma série de atividades para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.  Através do programa Pró-Menino das suas fundações, a Telefônica atua nesse tema em toda a América Latina. No Brasil, são perto de 10 mil crianças e adolescentes protegidas do risco do trabalho precoce em 24 cidades do Estado de São Paulo.

Alinhada com a orientação da OIT – Organização Internacional do Trabalho e dos Fóruns Nacional e Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Fundação Telefônica usará a Copa do Mundo como tema para chamar a atenção para o problema. Nesta sexta-feira, dia 11, cerca de 200 voluntários irão distribuir 20 mil cartões vermelhos a empregados locados em oito dos principais prédios ocupados pelas empresas do Grupo Telefônica no Brasil.

“A ideia é sensibilizar funcionários do Grupo, mostrando que podemos tirar de campo qualquer forma de trabalho infantil”, conta Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. Os cartões distribuídos contêm informações sobre o tema e a indicação de endereço eletrônico no portal Pró-Menino, para aprofundamento da questão, além da tabela de jogos da Copa no verso.

Assim, já está no ar no Portal Pró-Menino um hotsite especial (www.procartaovermelho.org.br), que reúne informações e orientações sobre o trabalho infantil. O destaque do hotsite é um quiz sobre o tema, que pode ser compartilhado pelos internautas por meio de redes sociais. Além disso, o Portal divulgará a agenda de manifestações públicas relacionadas à data.

Os dados nacionais sobre trabalho infantil são preocupantes: pesquisa do IBGE de 2007 aponta que cerca de 2,5 milhões de crianças entre 5 e 15 anos de idade ainda trabalham no país. O número está diminuindo, mas modestamente. Segundo a OIT, registrou-se uma redução de 3% no período abarcado pelas novas estimativas (2004-2008). No relatório anterior (referente ao período 2000-2004) foi registrada uma diminuição de 10%. O número de crianças trabalhadoras no mundo é estimado em 215 milhões, somente sete milhões a menos do que em 2004. A Fundação Telefônica desenvolve projetos de combate ao trabalho infantil em 13 países da América Latina, beneficiando mais de 150 mil crianças.

Sobre o Pró-Menino

O programa Pró-Menino da Fundação Telefônica busca garantir a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. Uma de suas iniciativas é o Portal Pró-Menino, que busca contribuir para a garantia desses direitos por meio da disseminação da informação, do apoio a organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. A gestão executiva do portal é do CEATS/FIA – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Fundação Instituto de Administração. Conta atualmente com cerca de 150 mil visitantes por mês.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

O post Fundação Telefônica desenvolve ações no Dia do Combate ao Trabalho Infantil apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Fundação Telefônica desenvolve ações no Dia do Combate ao Trabalho Infantil