Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade
Logo EnlighTedDias 19, 20 e 21 de outubro | Assista ao enlightED aqui!

A Fundação Telefônica está preparando uma série de atividades para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil! Confira os preparativos.

Confira os preparativos para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Fundação Telefônica está preparando uma série de atividades para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.  Através do programa Pró-Menino das suas fundações, a Telefônica atua nesse tema em toda a América Latina. No Brasil, são perto de 10 mil crianças e adolescentes protegidas do risco do trabalho precoce em 24 cidades do Estado de São Paulo.

Alinhada com a orientação da OIT – Organização Internacional do Trabalho e dos Fóruns Nacional e Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Fundação Telefônica usará a Copa do Mundo como tema para chamar a atenção para o problema. Nesta sexta-feira, dia 11, cerca de 200 voluntários irão distribuir 20 mil cartões vermelhos a empregados locados em oito dos principais prédios ocupados pelas empresas do Grupo Telefônica no Brasil.

“A ideia é sensibilizar funcionários do Grupo, mostrando que podemos tirar de campo qualquer forma de trabalho infantil”, conta Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. Os cartões distribuídos contêm informações sobre o tema e a indicação de endereço eletrônico no portal Pró-Menino, para aprofundamento da questão, além da tabela de jogos da Copa no verso.

Assim, já está no ar no Portal Pró-Menino um hotsite especial (www.procartaovermelho.org.br), que reúne informações e orientações sobre o trabalho infantil. O destaque do hotsite é um quiz sobre o tema, que pode ser compartilhado pelos internautas por meio de redes sociais. Além disso, o Portal divulgará a agenda de manifestações públicas relacionadas à data.

Os dados nacionais sobre trabalho infantil são preocupantes: pesquisa do IBGE de 2007 aponta que cerca de 2,5 milhões de crianças entre 5 e 15 anos de idade ainda trabalham no país. O número está diminuindo, mas modestamente. Segundo a OIT, registrou-se uma redução de 3% no período abarcado pelas novas estimativas (2004-2008). No relatório anterior (referente ao período 2000-2004) foi registrada uma diminuição de 10%. O número de crianças trabalhadoras no mundo é estimado em 215 milhões, somente sete milhões a menos do que em 2004. A Fundação Telefônica desenvolve projetos de combate ao trabalho infantil em 13 países da América Latina, beneficiando mais de 150 mil crianças.

Sobre o Pró-Menino

O programa Pró-Menino da Fundação Telefônica busca garantir a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. Uma de suas iniciativas é o Portal Pró-Menino, que busca contribuir para a garantia desses direitos por meio da disseminação da informação, do apoio a organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. A gestão executiva do portal é do CEATS/FIA – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Fundação Instituto de Administração. Conta atualmente com cerca de 150 mil visitantes por mês.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

O post Fundação Telefônica desenvolve ações no Dia do Combate ao Trabalho Infantil apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Fundação Telefônica desenvolve ações no Dia do Combate ao Trabalho Infantil
Fundação Telefônica desenvolve ações no Dia do Combate ao Trabalho Infantil