A Fundação Telefônica firmou parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para integrar sistemas de informações da infância e adolescência.

Fundação Telefônica firma parceira com governo paulista para integrar sistemas de informações

A Fundação Telefônica firmou parceria com a SEDS – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, de São Paulo, para integrar sistemas de informações na área da infância e adolescência. O propósito da parceria é fortalecer a rede de atendimento e proteção a crianças e adolescentes, por meio da integração dos sistemas de dados Pró-Social (do Governo de São Paulo) e Redeca (desenvolvido pela Fundação).
Na prática, a expectativa é que as informações a respeito do público infanto-juvenil atendido por instituições públicas e privadas sejam ampliadas e atualizadas, para fornecer um painel completo dos serviços disponíveis de assistência social, saúde, educação e outras áreas, relativas ao seu desenvolvimento humano.
O Redeca foi concebido há três anos pela Fundação Telefônica em conjunto com oito municípios paulistas. Trata-se de um sistema desenvolvido em software livre que cria e gerencia um banco de dados, através do qual cada criança tem um registro único, com todo o atendimento que recebe. A carga inicial de informações do Redeca provem do Cadastro Único, do governo federal.
Ao ser implantado pelo município, o sistema passa a receber dados das entidades participantes de toda a rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. Isso ocorre de forma independente, ou seja, sem qualquer interferência da Fundação Telefônica, que é apenas a promotora do sistema de informações e não gerencia as diversas redes municipais que forem sendo implantadas.
Facilidades
Com a integração, a SEDS terá mais facilmente acesso a informações atualizadas do cadastro que está nos municípios, bem como dados específicos da assistência a crianças e adolescentes, sejam eles provenientes do atendimento direto dos distintos níveis governamentais, sejam aqueles realizados por entidades não-governamentais.
Para os municípios que optarem por ter os dois sistemas, a atualização dos bancos de dados poderá facilitar a gestão municipal. “Essa parceria nos ajuda a cumprir o objetivo de promover os direitos de crianças e adolescentes, através da disponibilização de dados eletrônicos que possam, inclusive, influenciar na definição de políticas públicas”, afirma Mindlin.
Para viabilizar a integração dos sistemas, será criada uma ferramenta chamada Web Service, a ser desenvolvida pela S2 IT, consultoria contratada pela Fundação Telefônica. Atualmente o Redeca está sendo implantado em sete municípios: Araçatuba, São Carlos, Várzea Paulista, Bebedouro, Assis, Porto Feliz e São Vicente. O sistema também se encontra disponível no Portal do Software Público, do governo federal, para utilização de qualquer município brasileiro.
A Fundação Telefônica faz parte do Comitê Gestor da Rede Social São Paulo, coordenada pela SEDS. A Rede é uma aliança formada por mais de cem organizações representativas da sociedade civil, do setor empresarial e do governo. Seu objetivo é promover um movimento suprapartidário que aprimore e fortaleça os sistemas e redes sociais, contribuindo par a Garantia dos Direitos Humanos no Estado.