Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Logo EnlighTedDias 19, 20 e 21 de outubro | Assista ao enlightED aqui!

Com patrocínio da Fundação Telefônica, a Estação Pinacoteca realizará a exposição Muntadas: Informação >> Espaço >> Controle. Saiba mais!

Fundação Telefônica patrocina exposição de Muntadas na Estação Pinacoteca

Com patrocínio da Fundação Telefônica, a Estação Pinacoteca, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, realizará, entre 26 de fevereiro e 8 de maio, a exposição Muntadas: Informação >> Espaço >> Controle. O espanhol Antoni Muntadas é um dos mais importantes artistas contemporâneos e sua obra tem grande afinidade com o programa Arte e Tecnologia, da Fundação Telefônica, que visa o fomento ao desenvolvimento da cultura digital, e a ampliação do acesso à arte e cultura através das tecnologias.
A mostra, que tem curadoria de José Roca, apresenta cinco obras, duas delas contextualizadas no Brasil, Stadium XIV e Alphaville e outros, realizadas especialmente para o espaço. A obra de Muntadas analisa as relações entre a sociedade e a mídia, observando de maneira crítica a imprensa escrita e audiovisual e evidenciando a maneira como é construída a opinião pública, como é gerado o consenso e como é sedimentado o “senso comum”.
Os trabalhos expostos foram realizados em diferentes épocas da produção do artista ( 1978 a 2011). A obra Stadium XIV enfatiza a ideia do estádio como espaço de comunicação e questiona o papel do espectador. Já Alphaville e outros analisa o fenômeno urbano dos condomínios fechados que surgiram nas grandes cidades, como um reflexo do medo e das noções de segurança e exclusividade.
Na projeção Vídeo is Television?, um grupo de palavras se sobrepõe a uma série de imagens que aparece em televisores, capturada de diferentes fontes audiovisuais e cinematográficas. A obra condensa o conceito de paisagem dos meios, desenvolvido por Muntadas desde seus projetos dos anos 1970 e 1980, que trata da mídia como agente de construção de outra realidade. Esta obra conduz o espectador para o próximo trabalho: On Subjectivity, no qual o artista utiliza imagens descontextualizadas procedentes dos meios de comunicação e propõe uma reconsideração da informação exposta.
Já nos vídeos On Translation: Fear/Miedo, 2005 e Miedo/Jauf, 2007, o artista traz à tona a emoção/sensação do medo sob as perspectivas do pessoal, do público, do midiático e do político. Foram realizados a partir de tomadas abertas e de entrevistas com pessoas situadas lado a lado em fronteiras entre o norte e o sul.
A exposição também conta com o apoio da Sociedad Estatal de Acción Cultural do Governo da Espanha.

Sobre o artista
Antoni Muntadas nasceu em Barcelona, Espanha, em 1942. Vive e trabalha em Nova York desde 1971. Nos anos 1960, estudou Engenharia na Universidade de Barcelona. Ensinou e dirigiu seminários na Universidade da Califórnia, no Massachusetts Institute of Technology, na Ecole Nationale des Beaux Arts, em Paris, e na Universidade de São Paulo.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas e recebeu o Prêmio Nacional de Artes Plásticas de Espanha, em 2005. No Brasil, participou de duas edições da Bienal Internacional de São Paulo (1981 e 1983) e de individuais na Galeria Luisa Strina (1987, 1992, 1997, 2000, 2004), em São Paulo, e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2000).
Os próximos projetos do artista serão: “Muntadas: About Academia”, em março de 2011, no Carpenter Center for the Visual Arts, Harvard University (EUA); e “Entre/Between”, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, em outubro de 2011.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.
O post Fundação Telefônica patrocina exposição de Muntadas na Estação Pinacoteca apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Fundação Telefônica patrocina exposição de Muntadas na Estação Pinacoteca
Fundação Telefônica patrocina exposição de Muntadas na Estação Pinacoteca