Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A Fundação Telefônica Vivo disponibilizará gratuitamente para professores de escolas rurais de Minas Gerais e Pernambuco um curso de Cálculo Mental. Confira!

Fundação Telefônica promove curso de cálculo mental para educadores de escolas rurais

A Fundação Telefônica Vivo, junto à Fundação Victor Civita, disponibilizará gratuitamente para professores de escolas rurais de Minas Gerais e Pernambuco o curso à distância “Cálculo Mental”.
Esses educadores, contarão com um curso desenvolvido por especialistas em didática do ensino de matemática e será completamente voltado à prática da matéria em sala de aula.
Os tutores do curso auxiliarão os professores a trabalhar todos os conceitos do curso na realidade da sala de aula. Além da experiência dos tutores, os educadores poderão se beneficiar da troca de experiências proporcionada pelo fórum online, espaço virtual onde poderão debater seus desafios do dia a dia e conhecer a realidade de outras escolas rurais.
A proposta do curso é discutir as condições de ensino necessárias para que o cálculo mental, rotina na vida de crianças da zona rural, possa ser uma prática relevante para o aprendizado da matemática formal. Pretende-se também compartilhar com os educadores, algumas sequências didáticas possíveis para o trabalho com cálculo mental.
Estruturado para acontecer via internet, o curso será feito através de um notebook disponibilizado ao educador, que deverá ser doado para a escola em que leciona após o termino das aulas.  Cada escola receberá no máximo uma máquina, mesmo se mais educadores fizerem as aulas. O curso exige dedicação e empenho dos educadores, é imprescindível que haja uma rotina de estudos e a aplicação correta dos conceitos em sala de aula.
A grade terá o conteúdo completamente voltado para a realidade das escolas rurais, incluindo as salas multiseriadas, e trará técnicas inovadoras do ensino da matéria. Seu conteúdo abordará questões como: cálculo mental e cálculo algorítmico, conhecimentos envolvidos no trabalho sobre cálculo mental: sistematização de um conjunto de resultados e construção de procedimentos pessoais e foco em atividades permanentes e sequências didáticas que envolvem cálculo mental.
A Avaliação final será prática, desenvolvida em sala de aula, envolvendo a realidade do dia a dia dos educadores e alunos.
A carga horária será de 40 horas, e os professores que tiverem aproveitamento de mais de 70% receberão um certificado.   Estão disponíveis 150 vagas e as inscrições terminam em 08/08/2014.
Leia o regulamento completo e inscreva-se aqui.

Fundação Telefônica promove curso de cálculo mental para educadores de escolas rurais
Fundação Telefônica promove curso de cálculo mental para educadores de escolas rurais