Conheça o curso de capacitação com o tema “Como fazer um plano de ação para prevenir e erradicar o trabalho infantil”, promovido pela Fundação Telefônica.

A luta contra o trabalho infantil ganha novos aliados

Um total de mil pessoas está participando do primeiro curso de capacitação de organizações sociais, com o tema “Como fazer um plano de ação para prevenir e erradicar o trabalho infantil”, promovido pela Fundação Telefônica para toda a América Latina. O Brasil lidera essa iniciativa, que conta com professores de vários países e é oferecido através de ambiente online, em Espanhol e em Português.
A ideia do curso surgiu depois de auditoria social realizada junto a organizações que atuam com a temática do combate ao trabalho infantil. Foram avaliados aspectos ligados a recursos humanos e financeiros, liderança e capacidade de atendimento pedagógico, entre outros, sendo que uma das fragilidades detectadas foi a dificuldade de se elaborar planos de ação. Além disso, o curso surge no bojo das discussões do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, realizado pela Internet nos últimos dois meses, e que aconteceu de forma presencial em Bogotá na semana passada.
Durante a capacitação, que ocorre até 15 de dezembro, os participantes poderão aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de organizações sociais, particularmente sobre planejamento estratégico; mobilização e gestão de recursos para a sustentabilidade. Os conteúdos poderão ser aplicados na prática do dia a dia, pois todas as instituições deverão desenvolver, ainda, um plano de ação para a própria entidade visando à erradicação do trabalho infantil.
O curso está sendo desenvolvido em parceria com o CEATS (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), por meio do ambiente virtual da Rede de Aprendizagem: Ferramentas para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações sociais, promovida pelo Programa Pró-Menino, da Fundação Telefônica. Um dos resultados esperados é que o curso contribua para o fortalecimento de uma rede com atuação voltada para a erradicação do trabalho infantil na América Latina, uma proposta debatida no âmbito do Encontro Internacional.
Segundo cifras da OIT – Organização Internacional do Trabalho, cerca de 14 milhões de crianças e adolescentes da América Latina trabalham. A Fundação Telefônica criou, há 10 anos, o programa Pró-Menino de Combate ao Trabalho Infantil e sua missão é contribuir para a erradicação problema, por meio de uma educação sustentável e de qualidade. O programa, que se constitui na principal iniciativa desenvolvida no âmbito do setor privado nesta área, está alinhado aos Objetivos do Milênio, que propõe a eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2015, e de todo trabalho infantil antes de 2020.
Em agosto de 2010, o Pró-Menino atendeu diretamente a 184.372 crianças e adolescentes da América Latina. No Brasil, cerca de 10 mil crianças e adolescentes participam de projetos de combate ao trabalho infantil ligados ao programa.
Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da ação social e cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social por meio da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica promove curso visando à erradicação do trabalho infantil